Governador anuncia reforço no policiamento no centro de São Paulo para combater furtos e roubos e aumentar sensação de segurança

O governador Tarcísio de Freitas anunciou nesta quinta-feira (14) um plano para reforçar o policiamento no centro da cidade de São Paulo a partir da próxima semana. A ação policial, denominada Operação Impacto, tem como principal objetivo intensificar o combate a furtos e roubos, além de aumentar a sensação de segurança da população. As regiões que serão alvo da operação incluem as Avenidas Paulista e Brigadeiro Faria Lima, bem como a região dos Jardins.

Durante o anúncio, o governador enfatizou que a gestão estadual tem investido de forma significativa nas forças de segurança, incluindo o aumento de efetivo policial por meio de concursos e aquisição de equipamentos. Segundo Tarcísio, os salários dos policiais foram aumentados em mais de 20%, e a abertura de concurso para mais 13 mil policiais foi autorizada. Além disso, está em andamento o maior investimento em tecnologia da história, com a previsão de mais de R$ 250 milhões em investimentos em monitoramento no próximo ano. A compra de 12 mil armas, 15 mil coletes e 650 viaturas também fazem parte dos esforços para fortalecer as forças de segurança do estado.

Além disso, Tarcísio aproveitou o pronunciamento para defender mudanças na Lei de Execução Penal. Ele citou como exemplo um suspeito de um ataque ao Bar Brahma, na Avenida São João, que havia sido solto após uma audiência de custódia, ressaltando a necessidade de reformas na legislação para lidar com a reincidência de crimes.

No que diz respeito ao desempenho da polícia na capital paulista, números apresentados indicam resultados expressivos em 2023. A polícia conseguiu apreender 98,8 toneladas de entorpecentes, um aumento de 158% em comparação com o mesmo período em 2022. Além disso, 2,2 mil armas ilegais foram retiradas de circulação, um aumento de 32% em relação ao ano anterior.

Com a implementação da Operação Impacto e os investimentos em segurança pública, o governo do estado de São Paulo busca promover um ambiente mais seguro para os cidadãos e reduzir os índices de criminalidade na região central da cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo