Conselho de Comunicação da Câmara Aprova Plano de Trabalho para Modernização da Comunicação para os Próximos Dois Anos

Na última quarta-feira (13), o Conselho Consultivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados aprovou o plano de trabalho da área de comunicação da instituição para o biênio 2024-2025. Durante a reunião, que contou com a presença do diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais, Cleber Queiroz Machado, foram apresentados os objetivos prioritários para os próximos dois anos.

Entre os principais focos de atuação, está a expansão da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, que alcançou a marca de mais de 1.600 canais de TV em 2023. Além disso, o Conselho também prioritiza a transição para o modelo de TV 3.0, uma nova tecnologia mais interativa, que tem previsão para ser implementada no Brasil a partir de 2025.

Outro ponto de destaque é o lançamento, em 2024, da nova versão da ferramenta de audiências interativas, que permitirá aos cidadãos fazer perguntas durante as reuniões de comissões da Câmara dos Deputados, estando plenamente integrada ao portal da instituição. O representante da sociedade civil, Gustavo Ferenci, ressaltou a importância de investir em estratégias de divulgação do material produzido, enfatizando que se trata de conteúdo de alta qualidade, pertencente aos cidadãos.

No que diz respeito à linguagem utilizada, o Conselho optou por criar uma cartilha para orientar os profissionais de comunicação da Câmara e de outros órgãos do Poder Legislativo sobre como utilizar a linguagem simples, um conjunto de técnicas desenvolvidas para transmitir informações de maneira clara. A proposta foi apresentada pela conselheira Aline Braga, também representante da sociedade civil, que ressaltou a importância de reforçar o diálogo para que as pessoas possam compreender o que se passa nas casas legislativas.

Além das ações deliberadas na reunião, foi aprovado recentemente um projeto de lei que institui a política nacional de linguagem simples (PL 6256/19) pela Câmara dos Deputados, e que agora será analisado pelo Senado. O Conselho de Comunicação é presidido pela deputada Any Ortiz (Cidadania-RS) e é composto por representantes da sociedade civil, pelo diretor-executivo de Comunicação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados e por cinco deputados.

O Conselho de Comunicação foi criado em 2019 com o propósito de propor como a instituição deve se comunicar com a sociedade e para zelar pelo respeito à diversidade de opiniões e à pluralidade partidária. Atualmente, o colegiado se reúne a cada três meses para discutir e deliberar sobre as estratégias de comunicação da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo