Cidades do ABC começam a aplicar segunda dose de reforço com vacina Pfizer Bivalente em maiores de 60 anos e imunossuprimidos

Cidades do ABC iniciam a aplicação da segunda dose de reforço com a vacina Pfizer Bivalente. Em geral a vacina está sendo aplicada em maiores de 60 anos e imunossuprimidos com mais de 12 anos, desde que tenham tomado o primeiro reforço há pelo menos seis meses. No entanto, Mauá está aplicando em maiores de 70 anos e também em imunossuprimidos que são pacientes de instituições de longa permanência ou que vivem em residências inclusivas.

A médica infectologista, Elaine Matsuda, destaca a importância das atualizações das vacinas contra a covid-19, explicando que os anticorpos precisam ser renovados. Segundo ela, a infecção natural não mantém anticorpos duradouros, o que também acontece com a vacina. Por isso, é autorizado fazer doses de reforço nas populações de maior risco. Especialistas consideram que a imunidade conferida pela vacina tem protegido contra quadros graves, por isso, a recomendação é que os grupos de maior risco, como os idosos, tomem o reforço.

Na cidade de Santo André, a vacinação começou na sexta-feira, e desde então já foram aplicadas 1.283 doses. A prefeitura espera vacinar 143.807 pessoas com mais de 60 anos, desde que já tenham tomado a primeira bivalente há mais de seis meses. Além disso, a cidade já aplicou a primeira dose da bivalente em mais de 190 mil pessoas. A vacinação é realizada em 33 UBSs e também há um ponto de drive-thru no Carrefour aos finais de semana, sem a necessidade de agendamento.

Em Diadema e São Caetano, a vacinação começou na segunda-feira, com mais de 420 doses aplicadas em São Caetano. Em Diadema, não foram divulgados números, mas a aplicação acontece em todas as UBSs, por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Já em Ribeirão Pires, todas as 10 unidades de saúde estão imunizando a população das 8h às 16h.

Rio Grande da Serra aplicou 5.442 vacinas Bivalentes e São Bernardo já atendeu com o primeiro reforço 209.412 pessoas. Mauá está aplicando inicialmente no público maior de 70 anos e imunossuprimidos de instituições e abrigos. A aplicação é feita nas 23 UBSs do município, das 9h às 16h.

A vacinação está em andamento em todas as cidades, seguindo os protocolos de cada uma delas. É importante que a população acompanhe as datas e locais de vacinação de acordo com a sua cidade e grupo prioritário. A orientação é que todos que ainda não completaram o esquema vacinal sejam imunizados para garantir a proteção contra a covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo