Operação Boas Festas: ABC reforça policiamento nos centros comerciais para garantir segurança durante as festas de fim de ano.

Com as festas de fim de ano se aproximando, os centros comerciais de diversas cidades da região metropolitana de São Paulo estão registrando um aumento significativo na movimentação de pessoas em busca de presentes e momentos de lazer. No entanto, é importante redobrar os cuidados com a segurança, especialmente diante do aumento no número de furtos na capital paulista no final de 2022, que totalizou 236.145 ocorrências, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

Para garantir a segurança dos cidadãos durante as compras de Natal e o lazer nesse período, várias cidades da região lançaram operações de policiamento preventivo nos centros comerciais. Em Mauá, a Operação Boas Festas foi iniciada no dia 11 de dezembro e está programada para terminar em 15 de janeiro de 2024. Esta ação envolve 36 agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM), fortalecendo o monitoramento preventivo no eixo comercial do centro da cidade, de segunda a sábado, das 7h às 23h.

Em São Caetano, o patrulhamento da GCM foi reforçado com equipes como o Canil, ROTAM (Rondas Táticas com Apoio de Motocicletas) e ROMU (Rondas Ostensivas Municipais). Além disso, houve um aumento das câmeras de videomonitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), ação semelhante à “Operação Natal Seguro” lançada pela GCM de Diadema, que conta com reforço de policiamento preventivo nos centros comerciais do município.

Ribeirão Pires também se juntou à iniciativa de oferecer mais segurança, lançando a campanha Dezembro Mais Seguro. O município está ampliando o número de rondas nas áreas comerciais durante todo o mês de dezembro, em parceria com a PM e a Polícia Civil.

Apesar do reforço no policiamento, é fundamental que as pessoas também redobrem sua atenção ao acessar os centros comerciais. O professor David Siena, docente no curso de direito da Universidade Municipal de São Caetano (USCS) e coordenador do Observatório de Segurança Pública, enfatiza a importância de não se distrair e ficar atento aos arredores, além de cuidar dos pertences pessoais, como evitar o uso de celular e fones de ouvido na rua e não expor itens de valor.

Portanto, em meio à temporada de festas, é imprescindível que a população e as autoridades continuem trabalhando juntas para garantir a segurança de todos os frequentadores dos centros comerciais, aproveitando o clima festivo com tranquilidade e paz, minimizando o risco de ocorrências prejudiciais à sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo