Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) celebra 53 anos com projeto de preservação de patentes históricas do Brasil

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) celebrou mais um aniversário nesta segunda-feira (11), completando 53 anos de fundação. Para marcar a data, foi lançado o projeto Memória da Propriedade Industrial – Patentes Históricas, que visa recuperar e preservar o acervo histórico de patentes do Brasil. O projeto abrange cerca de 3,2 mil documentos, datando do período de 1895 a 1929, que foram tratados, digitalizados, indexados e disponibilizados em um banco de dados de acesso público.

Um dos destaques do lançamento foi o e-book As invenções no Brasil contadas a partir de documentos históricos de patentes, que está disponível para acesso online. Segundo a pesquisadora em Propriedade Industrial do INPI, Flávia Romano Villa Verde, parte do acervo histórico foi obtida por meio de uma doação e inclui cartas patentes assinadas por 11 dos 13 presidentes da República da chamada República Velha. Além disso, o acervo também apresenta patentes de figuras famosas, como o empresário Henry Ford e o médico Vital Brazil.

O projeto também revela um aspecto pouco explorado da história da propriedade industrial: as patentes concedidas a mulheres. No capítulo 7 do e-book, são apresentadas 19 patentes concedidas a mulheres inventoras, incluindo a princesa Anne de Löwenstein-Wertheim e a aristocrata Hilda de Almeida Brandão Rodrigues Miranda. No cenário brasileiro, destacam-se as inventoras Aida Braga Ubatuba, Catharina Mendes Cordeiro, Haydea Ramos Gusmão e Davina França Ferreira.

Flávia ressaltou que muitos dos documentos estavam em condições precárias e não eram acessíveis ao público devido à fragilidade. Por meio da doação, o INPI pôde tratar, inventariar e disponibilizar as imagens dos documentos, além de realizar o tratamento arquivístico necessário para preservá-los. A pesquisadora revelou que a intenção é expandir o projeto para incluir documentos anteriores à fundação do Instituto e criar um grupo de trabalho dedicado a disponibilizar pedidos de patentes anteriores a 1971.

O projeto Memória da Propriedade Industrial – Patentes Históricas é uma iniciativa importante para resgatar e preservar a história da propriedade industrial no Brasil, além de revelar a contribuição de mulheres inventoras nesse campo. A disponibilização do acervo histórico para o público demonstra o compromisso do INPI em compartilhar conhecimento e promover a valorização da propriedade industrial no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo