Instituto Locomotiva revela que 8 em cada 10 famílias brasileiras estão endividadas, com um terço tendo dívidas em atraso

Instituto Locomotiva aponta que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) no relatório Raio-x dos Brasileiros em Situação de Inadimplência. Segundo o relatório, os índices, que haviam piorado significativamente durante a pandemia da covid-19, já recuaram, mas ainda são elevados.

A pesquisa realizada pelo instituto teve o objetivo de compreender as circunstâncias ligadas à falta de pagamento em dia das contas. Foram realizadas 983 entrevistas pela internet, entre homens e mulheres de todos os estados, durante o período de 11 a 22 de setembro.

O levantamento apontou que o cartão de crédito continua sendo a principal fonte de dívidas em aberto para os brasileiros, sendo responsável por 60% dos débitos neste ano, um aumento em relação aos 56% do ano anterior. Além disso, deixar de liquidar dívidas junto a bancos, financeiras, empréstimos e financiamentos também tem sido um desafio para grande parte dos entrevistados.

Os principais motivos apontados pelos brasileiros para a inadimplência foram a falta de planejamento financeiro (36%), o desemprego (34%) e gastos inesperados com saúde (30%). No entanto, a pesquisa também revelou que 39% dos entrevistados têm certeza de que conseguirão quitar suas dívidas, um aumento em relação aos 25% do ano anterior.

A pesquisa destacou que a economia do país exerce um papel fundamental na situação financeira dos brasileiros, com a maioria dos endividados acreditando que tornar o crédito mais barato e acessível impactaria positivamente em suas vidas financeiras. Além disso, a renegociação de dívidas foi apontada como uma das principais estratégias para conseguir colocar tudo em dia.

O programa Desenrola Brasil, do governo federal, também foi abordado na pesquisa, com oito em cada dez endividados considerando a iniciativa importante para ajudar na vida financeira dos brasileiros. No entanto, muitos entrevistados afirmaram ter dúvidas sobre o programa, como se suas dívidas seriam contempladas por ele.

Em relação às políticas públicas, 41% dos participantes consideram que ter acesso a serviços públicos gratuitos, como creches em horário estendido e mais próximas de casa ou do trabalho, contribuiria para deixar de contrair dívidas.

A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva trouxe importantes insights sobre a situação de inadimplência no Brasil, revelando os desafios enfrentados pelas famílias endividadas e as estratégias que estão em mente para solucionar o problema.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo