CGU e Polícia Federal integram esforços no combate à corrupção e desvio de recursos públicos.

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) firmaram uma parceria para integrar esforços no combate ao desvio de recursos públicos. O ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho, e o diretor-geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, assinaram uma portaria conjunta para criar o Grupo Integrado de Enfrentamento aos Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos.

Durante o evento em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, o ministro Carvalho ressaltou a importância da parceria, destacando que com ações coordenadas, será possível aumentar a capacidade de detecção de ilícitos. Ele explicou que a parceria irá possibilitar que CGU e PF criem mais um canal de diálogo e estreitem os laços para construir estratégias conjuntas, inclusive dando escala a determinadas investigações e operações que podem desencadear ações relacionadas a outros crimes, como lavagem de dinheiro e outros tipos de ilícitos.

Por sua vez, o diretor-geral da PF destacou que o acordo reforçará a atuação conjunta no combate à corrupção, reafirmando o compromisso da PF com os interesses do Estado brasileiro.

Essa parceria é fundamental para o fortalecimento das instituições e para o combate efetivo à corrupção e aos desvios de recursos públicos. A atuação conjunta da CGU e da PF é essencial para identificar e punir agentes públicos ou privados que atuam de forma ilegal.

A assinatura da portaria conjunta representa um avanço significativo nas ações de combate à corrupção e demonstra o compromisso das instituições em trabalharem de forma articulada para enfrentar esse grave problema que impacta diretamente a sociedade brasileira.

Com informações da Ascom/CGU.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo