Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adia votação de pareceres preliminares sobre quebra de decoro parlamentar.

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados cancela reunião para votar pareceres preliminares

Na manhã desta quarta-feira, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados cancelou a reunião que estava marcada para ocorrer durante o dia. O objetivo da reunião era analisar três pareceres preliminares sobre acusações de quebra de decoro por parte de alguns deputados.

Os pareceres em questão seriam apresentados pelo deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ) à Representação 10/23, feita pelo PL contra a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), por desentendimentos durante a votação do projeto do marco temporal de terras indígenas (PL 490/07), que ocorreu no Plenário da Câmara, no fim de maio. Além disso, o deputado Gutemberg Reis também era responsável por apresentar um parecer à Representação 19/23, feita pelo PT contra o deputado André Fernandes (PL-CE) pelas supostas falas discriminatórias durante a votação da reforma tributária. Por fim, o deputado Acácio Favacho (MDB-AP) iria apresentar um parecer à Representação 22/23, protocolada pelo PL, também contra a deputada Sâmia Bomfim.

Entretanto, até o momento da decisão de cancelar a reunião, nenhum dos pareceres tinha sido divulgado. Diante desse cenário, os membros do Conselho de Ética decidiram adiar a análise para uma data futura, que ainda não foi marcada.

A Representação 10/23 apresentada pelo PL contra a deputada Sâmia Bomfim alega desentendimentos durante a votação do projeto do marco temporal de terras indígenas, enquanto a Representação 19/23 protocolada pelo PT contra o deputado André Fernandes se refere às supostas falas discriminatórias durante a votação da reforma tributária. Por fim, a Representação 22/23, também feita pelo PL contra Sâmia Bomfim, acusa a deputada de tumultuar as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do MST, e de desrespeitar o deputado General Girão (PL-RN) durante as reuniões do colegiado.

Com a ausência de uma nova data para a votação dos pareceres, a situação continua em aberto e aguarda-se a decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados. Acompanharemos de perto os próximos desdobramentos e noticiaremos as atualizações assim que estiverem disponíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo