Iniciam-se as Paralimpíadas Escolares com a maior delegação do país, liderada pelo Estado de São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.

Iniciou na terça-feira (28), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, considerado o maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência em idade escolar e é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O Estado de São Paulo possui a maior delegação do país, com 385 integrantes, e a coordenação e organização está sob responsabilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). As competições seguem até o dia 1º de dezembro.

Ao todo, os atletas irão competir em 13 modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de cegos, futebol PC, goalball, halterofilismo, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.

A importância do evento foi ressaltada pelo secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, que destacou o sucesso do Time São Paulo Paralímpico nos Jogos Parapan-Americanos em Santiago, no Chile, e reforçou o compromisso do Estado de São Paulo com a inclusão e o apoio ao talento para-atleta. O Estado já conquistou 10 títulos e é o atual campeão das Paralimpíadas Escolares.

O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), inaugurado em 2016, é o local onde está sediada a competição. Ele conta com uma área construída de 95 mil metros quadrados e disponibiliza diversas instalações esportivas para treinamentos, competições e intercâmbios de atletas e seleções. Este local também abriga a residência para cerca de 280 pessoas, incluindo atletas que participam de eventos.

Além disso, o Time SP, que conta com um investimento de R$ 6 milhões da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, apoia 106 atletas de 14 modalidades, que representam o Estado e o país em campeonatos nacionais e mundiais ao longo do ano.

A grandiosidade do evento reflete o esforço e investimento do Estado de São Paulo na promoção do paradesporto e na inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. As Paralimpíadas Escolares não apenas proporcionam uma oportunidade de competição e celebração do talento para-atleta, mas também inspiram novas conquistas para os alunos que participam do evento, fortalecendo assim a importância da prática esportiva entre os jovens com deficiência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo