Ação gratuita reúne profissionais para debater violência contra pessoas com deficiência e estratégias de atendimento em delegacias.

Nesta quarta-feira (29), a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promoveu o “Seminário de Rede sobre Direitos da Pessoa com Deficiência: Acessibilidade e o papel da sociedade para garantir a cidadania da pessoa com deficiência” em parceria com o Instituto Jô Clemente (IJC). O evento, que contou com a participação de representantes de delegacias e profissionais da rede de defesa e garantia de direitos, teve como objetivo promover a troca de conhecimento sobre deficiências e estratégias para enfrentar a violência.

Durante o seminário, especialistas na área debateram a temática da violência cometida contra pessoas com deficiência, em sua maioria mulheres. O encontro também capacitou pessoas que atuam no atendimento a vítimas de violência ou violação de direitos, buscando unir esforços para disseminar conhecimento e enfrentar a violência.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, destacou a importância do evento, ressaltando a relevância de reunir profissionais que atuam nesse tipo de atendimento. Além disso, ele mencionou a existência de cinco Centros de Apoio Técnicos em delegacias estaduais para acolher vítimas com deficiência.

O evento reuniu também profissionais que trabalham nas Delegacias de Polícia que fazem parte do Deinter 6 – Departamento de Polícia Judiciária do Interior, abrangendo municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira. Dentre os temas abordados no seminário, destacam-se a acessibilidade para garantia de direitos e as formas de apoio para o exercício da autonomia.

A ação foi uma iniciativa das equipes dos Centros de Apoio Técnico (CAT) instalados na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo e na 7ª Delegacia de Polícia de Santos. Estas unidades contam com equipes multidisciplinares especializadas, incluindo psicólogas, assistentes sociais, intérpretes de libras e supervisores, que acolhem e atendem pessoas com diferentes graus de deficiência.

Os CATs, criados pela SEDPcD e operacionalizados pelo IJC, estão localizados em delegacias nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Campinas, Ribeirão Preto e Santos. A ação conjunta entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Instituto Jô Clemente representa um importante passo para garantir a cidadania e a proteção de pessoas com deficiência, especialmente as que são vítimas de violência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo