Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate seleção e formação de diretores das escolas públicas para impacto na aprendizagem

A importância da formação de diretores de escola foi tema de debate na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (30). A Comissão de Educação promoveu uma audiência pública para discutir a seleção e a formação de diretores das escolas públicas, em uma iniciativa proposta pelo deputado Idilvan Alencar (PDT-CE).

O deputado ressaltou a relevância do papel dos diretores na aprendizagem dos estudantes, destacando que eles representam o segundo fator que mais impacta o processo de ensino, ficando atrás apenas dos professores. Alencar enfatizou que os diretores são atores centrais para a gestão democrática, a garantia de um bom clima escolar e a promoção de um ambiente de aprendizado e formação constante.

De acordo com levantamento da associação Dados para um Debate Democrático na Educação (D³e), cerca de 30% das redes de ensino exigem curso de gestão escolar para candidatos ao cargo de diretor. No entanto, o deputado ressaltou que em muitos estados e capitais do país, onde a indicação é a única modalidade de seleção, não há a exigência de curso de gestão como pré-requisito ou parte do processo seletivo.

Durante a audiência, foram discutidas alternativas para garantir que os diretores das escolas públicas possuam a formação necessária para desempenhar suas funções de maneira eficaz. A promoção de um ambiente de aprendizado e formação constante foi apontada como essencial para aprimorar a atuação desses profissionais, tendo em vista o impacto significativo que exercem na educação e no desenvolvimento dos estudantes.

A presença de especialistas, educadores e representantes de entidades ligadas à educação enriqueceu o debate, trazendo diferentes perspectivas e propostas para aprimorar a seleção e a formação dos diretores de escola. A audiência pública promovida pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados demonstra o compromisso do Legislativo em promover discussões relevantes para o aprimoramento da educação no país.

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