Dólar recua ante o real em meio à liquidez fraca nos mercados locais e percepção de fim do aperto de juros nos EUA

Nesta quinta-feira, 22, o dólar apresenta queda em relação ao real, após um viés de alta no encerramento do pregão anterior. A liquidez nos mercados locais está mais fraca devido ao feriado de Ação de Graças (Thanksgiving) nos Estados Unidos, o que resulta na ausência de mercados de ações e de Treasuries em Nova York.

A agenda esvaziada de indicadores desloca as atenções para a divulgação da ata da mais recente reunião monetária do Banco Central Europeu, agendada para as 9h. Além disso, o mercado aguarda a participação do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, em um debate virtual. Adicionalmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar hoje sua decisão sobre o projeto de lei que estende a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até o fim de 2027. O texto ainda está sob análise de sua constitucionalidade.

A queda do dólar no exterior também influencia o mercado de câmbio, especialmente devido à percepção de fim do aperto de juros nos EUA e após dados de atividade(PMIs) europeus melhores do que o esperado, embora ainda em uma zona de contração. Às 9h13 desta quinta-feira, o dólar à vista caía 0,16%, a R$ 4,8939, enquanto o dólar para dezembro cedia 0,32%, a R$ 4,8985.

O cenário atual é marcado pela expectativa de decisões que podem impactar o mercado financeiro, tanto no âmbito nacional quanto internacional. A dinâmica do mercado de câmbio, aliada aos diversos fatores que o influenciam, demonstra a importância de se manter atualizado e atento às movimentações econômicas. A situação, no entanto, permanece sujeita a mudanças conforme os desdobramentos e decisões que vierem a ser anunciadas ao longo do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo