CPI da Violência e Assédio Sexual Contra Mulheres solicita presença de representantes de Atléticas de Medicina em reunião

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência e Assédio Sexual Contra Mulheres anunciou a convocação de representantes de Atléticas de Medicina para prestar depoimento em uma reunião extraordinária marcada para a próxima quinta-feira (23/11) ao meio-dia. A decisão foi tomada durante a reunião da CPI realizada nesta terça-feira (21/11).

O motivo da convocação está relacionado a casos de atos obscenos, importunação sexual e trotes violentos, especialmente durante a CaloMed, jogos entre calouros de medicina. Após a ausência dos representantes das Atléticas de Medicina em dois convites anteriores, a presidente do colegiado, vereadora Dra. Sandra Tadeu (UNIÃO), e a relatora, vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL), aprovaram a intimação para garantir a presença dos mesmos na próxima reunião.

A vereadora Silvia destacou que a intimação coercitiva se faz necessária, já que é uma questão de interesse público e a sociedade merece esclarecimentos sobre os acontecimentos violentos e de importunação sexual nos jogos da CaloMed. Além disso, a presidente da CPI ressaltou que a Atlética de Medicina do Centro Universitário São Camilo foi a única que enviou resposta ao convite anterior, solicitando participar preferencialmente virtualmente, o que não foi aceito, e agora também deverá comparecer presencialmente na próxima reunião.

Além da convocação das Atléticas de Medicina, outras intimações foram aprovadas para a próxima reunião, incluindo depoimentos de mulheres que denunciaram casos de machismo e misoginia no Sport Club Corinthians. A CPI já recebeu três denúncias de mulheres que foram atacadas por homens no clube, e as representantes do clube, Cintia Montino e Suzy Miranda Sanchez, deverão prestar esclarecimentos na próxima reunião.

A vereadora Sandra Santana (PSDB) apresentou requerimentos para averiguar casos de abusos sexuais sofridos por mulheres em atendimentos médicos, em especial ginecológicos, além de questionar sobre protocolos em casos de importunação sexual no transporte público.

A reunião contou com a presença das vereadoras Ely Teruel (PODE) e Janaína Lima (MDB), e toda a sessão pode ser conferida em um vídeo disponível.

Com a intensificação das investigações e convocações, a expectativa é de que a CPI da Violência e Assédio Sexual Contra Mulheres possa esclarecer e trazer justiça para as vítimas, bem como implementar medidas preventivas para coibir tais condutas no futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo