Baixa do Ibovespa: investidores realizam lucros em meio a cenário externo negativo

Nesta terça-feira, 21, o mercado financeiro brasileiro apresentou um quadro de realização de lucros do Ibovespa, movimentação que vem após o índice registrar quatro sessões consecutivas de alta, alcançando uma valorização de 0,95% e fechando aos 125.957,06 pontos. A agenda econômica do dia é escassa, o que contribui para a queda moderada do Índice Bovespa.

Um dos fatores que ajudou a conter o recuo do Ibovespa foi a alta de 1,93% do minério de ferro em Dalian, na China. Essa valorização está relacionada à expectativa de medidas de estímulo por parte do governo do país asiático. Por outro lado, o preço do petróleo caiu, impactando negativamente as ações da Petrobras e levando os investidores a realizarem lucros.

No cenário nacional, chama atenção a reunião entre o presidente Lula e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Há pressão por uma redução dos preços dos combustíveis e por uma possível saída do executivo da empresa. Alguns analistas alertam que um eventual corte nos preços ou a demissão do presidente da Petrobras poderiam gerar uma percepção de ingerência política, o que poderia impactar negativamente nas ações da companhia.

No mercado internacional, os índices futuros em Nova York registraram uma queda moderada. Segundo Rodrigo Ashikawa, economista da Principal Claritas, a semana está sendo marcada por baixa liquidez, devido ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A agenda econômica também está enfraquecida, o que contribui para a falta de gatilhos para os mercados locais.

Os investidores estão focados na divulgação da ata do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano, na busca por pistas sobre possíveis cortes de juros nos Estados Unidos. Mesmo com indicadores recentes de desaceleração da economia, alguns analistas não acreditam que a ata trará algum sinal nesse sentido.

No âmbito político, as expectativas giram em torno da agenda econômica do governo brasileiro. Além da proposta de emenda à Constituição dos Fundos, o presidente Lula tem até quinta-feira para sancionar ou vetar o projeto aprovado no Congresso que prorroga até 2027 a desoneração da folha de pagamentos para 17 setores da economia.

O cenário político-econômico nacional também está atento ao projeto de lei das apostas esportivas, que deve ter a alíquota cobrada sobre a receita bruta dos jogos reduzida de 18% para 12%. Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, garantiu durante uma live com Lula que a reforma tributária será promulgada ainda neste ano.

Às 11h12, o Ibovespa cedia 0,23%, aos 125.672,36 pontos, com destaque para a valorização de 2,05% das ações da Vale e a queda de 1,06% e 0,81% nas ações da Petrobras (PN e ON, respectivamente). Este é o panorama do mercado financeiro e político-econômico no Brasil e no exterior no dia de hoje.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo