Deputados participam de sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra na Câmara dos Deputados.

No dia 20 de novembro de 2023, representantes da bancada negra da Câmara dos Deputados celebraram conquistas recentes durante a sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Apesar dos problemas que ainda afetam os pretos e pardos no Brasil, os deputados destacaram a formalização da bancada negra na Casa como uma vitória significativa. Com isso, o líder do grupo terá a oportunidade de participar das reuniões de líderes, influenciando a pauta de votações do Plenário.

Damião Feliciano, deputado escolhido para liderar a bancada negra, ressaltou a importância de participar das reuniões do colégio de líderes, destacando que isso abrirá espaço para tratar de questões que afetam diretamente a população negra. Entre as questões prioritárias, estão o racismo, as políticas reparatórias e a igualdade racial. Além disso, a deputada Carol Dartora destacou o aumento do número de representantes negros na Casa, que cresceu 9% nas últimas eleições. Atualmente, 122 deputados se autodeclararam pretos ou pardos.

O deputado Vicentinho ressaltou que, apesar do aumento da bancada negra, apenas 31 deputados autodeclarados pretos fazem parte dos 513 que compõem a Câmara. No entanto, destacou também as leis recentes que asseguram os direitos da população negra, como a criação do Dia Nacional das Comunidades de Matriz Africana e Nações do Candomblé, e a lei que obriga as empresas a informar anualmente a quantidade de negros e negras no ambiente de trabalho, visando desenvolver políticas para garantir igualdade de oportunidades.

Para a deputada Talíria Petrone, a instituição formal da bancada negra representa o reconhecimento do racismo no Brasil e rompe com a “mentira da igualdade racial”. Ela também acredita que a bancada é uma sinalização de que a Câmara está pronta para enfrentar as desigualdades raciais do país. Já a deputada Dandara enfatizou que o dia 20 de novembro é a prova de que o povo negro dedica a própria vida para construir a liberdade, lembrando que nesta data se relembra o dia em que o líder negro Zumbi dos Palmares foi morto, mas nasceu para a história.

A reportagem, assinada por Maria Neves, com edição de Ana Chalub, destaca a importância da sessão solene e os avanços conquistados pela bancada negra da Câmara dos Deputados. Este evento representa um marco na luta por igualdade racial e pelo reconhecimento dos direitos da população negra no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo