Guri e Démos: Intercâmbio Musical entre Brasil e França Promove Acesso à Cultura Através da Prática Musical

O intercâmbio entre o programa musical Guri, do Governo do Estado de São Paulo, e o programa francês Démos representou mais um passo significativo na partilha de experiências sobre o acesso à cultura por meio da prática musical. Este intercâmbio teve início no começo do ano, quando representantes do Guri viajaram para a França com o objetivo de conhecer de perto o processo de aprendizagem musical local e estabelecer parcerias com o Démos, programa coordenado pela Cité de la musique – Philharmonie de Paris.

No mês de novembro, os profissionais franceses desembarcaram em São Paulo para uma série de atividades e visitas. Démos, iniciado em 2010, é um programa de democratização cultural que engloba desde o despertar musical para crianças pequenas até a prática da música tradicional, contemporânea e atual para todos os públicos.

Uma das personalidades que visitou o Brasil foi Gilles Delebarre, diretor do Démos na Filarmônica de Paris, especialista na disseminação da música tradicional e com sólida formação acadêmica nas áreas de educação musical e etnomusicologia. Durante sua estadia em São Paulo, Delebarre participou de uma série de atividades, incluindo visitas guiadas, ensaios da ópera “Os Conspiradores” e interações com o Consulado Geral da França.

A delegação francesa também contou com a presença de outros membros destacados, como o maestro Victor Jacob, o clarinetista Patrick Toffin e François Goutal, responsável pelo Démos em Thouars. Eles visitaram diferentes polos do Guri e participaram de concertos dos Grupos Musicais do programa.

A colaboração entre Guri e Démos possibilitou a troca de experiências, estratégias de ensino e perspectivas culturais, promovendo uma maior compreensão mútua e fortalecendo os laços por meio da linguagem universal da música. Todo este esforço visou promover uma maior democratização e acesso à cultura por meio da prática musical, enriquecendo a vida de crianças e jovens por meio da música.

A visita dos profissionais franceses também representou uma oportunidade para fortalecer as parcerias e colaborações entre Brasil e França no campo da educação musical e da cultura, promovendo um intercâmbio cultural e artístico enriquecedor para ambos os países.

Portanto, a visita da delegação francesa ao Brasil foi um importante marco na colaboração entre os dois programas musicais, promovendo uma maior inclusão e acesso à música e à cultura para jovens e crianças de ambos os países. Este intercâmbio certamente contribuiu para o enriquecimento mútuo das práticas de educação musical e social de cada programa, promovendo uma maior compreensão e fortalecendo os laços transatlânticos por meio da linguagem universal da música.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo