19ª Mostra Internacional do Cinema Negro celebra Dia da Consciência Negra no MIS com exibição de curtas e longas-metragens e show de samba.

No dia 20 de novembro, o Museu da Imagem e do Som (MIS) em São Paulo recebeu uma programação especial gratuita em celebração ao Dia da Consciência Negra. O destaque do evento foi a 19ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE), que contou com a exibição de um curta e um longa-metragem.

A mostra, com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente e o tema “D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga”, teve como propósito oferecer uma visão crítica e reflexiva da trajetória do antropólogo Kabengele Munanga, originário do Congo. O curta-metragem exibido, intitulado “Kabengele, o griô antirracista”, narrou a vida de Munanga, desde sua saída de seu país natal, em virtude de uma perseguição política, até sua influência no movimento negro brasileiro.

Em seguida, foi exibido o longa-metragem “Andança – os encontros e as memórias de Beth Carvalho”, que retratou a vida e a carreira da sambista Beth Carvalho, uma das maiores artistas do gênero no Brasil. O filme explorou acervos pessoais de Carvalho, incluindo imagens raras em diferentes mídias, como super-8, vh-s, mini-dv, k7 e fotos. A narrativa ofereceu um olhar único e íntimo sobre a carreira e a vida da cantora.

Além das exibições de filmes, o evento também contou com uma apresentação especial do projeto Femininas Almas Negras do Samba, com o duo Ana Brasil e Ronaldo. O show comemorativo ao Dia da Consciência Negra homenageou mulheres intérpretes, cantoras e compositoras do gênero, passando por artistas como Clementina de Jesus, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Beth Carvalho e Alcione.

O repertório do duo Ana Brasil e Ronaldo atravessou mais de vinte anos de parceria, resultando no lançamento de álbuns como “Nosso samba bossa nova” e “Para uma flor que o tempo levou”. A apresentação ao ar livre convidou o público a compartilhar da harmonia gerada pela vasta trajetória musical dos artistas.

O evento no MIS foi uma oportunidade para celebrar e reconhecer a importância da cultura negra na sociedade brasileira. A 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro e o show Femininas Almas Negras do Samba foram eventos marcantes e inclusivos em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Com atividades culturais, artísticas e acadêmicas, o evento reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, promovendo uma reflexão sobre questões raciais e o legado da cultura negra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo