Delegação brasileira do Time SP embarca para disputar os Jogos Parapan-Americanos no Chile com 61 atletas representando o estado.

Delegação do Time São Paulo Paralímpico embarca para os Jogos Parapan-Americanos

No último domingo, competidores da natação e do tênis de mesa da delegação do Time São Paulo Paralímpico embarcaram com destino a Santiago, no Chile, para a realização dos Jogos Parapan-Americanos, que acontecerão entre os dias 17 e 26 de novembro. A equipe conta com 61 integrantes no total, representando quase 60% de todos os atletas do Time SP.

O Time São Paulo Paralímpico foi criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A delegação conta com 106 atletas, sendo que 61 deles foram convocados para a competição internacional que ocorrerá no Chile.

Os atletas que embarcaram no último domingo representam modalidades importantes, como goalball e halterofilismo. O multicampeão Josemarcio da Silva Sousa é um dos destaques da equipe de goalball, sendo um dos atletas que viajaram para brigar por medalhas no Chile. Josemarcio foi ouro no Campeonato das Américas em 2022, bicampeão nos Jogos Parapan-Americanos em Lima 2019 e Toronto 2015, além de ter conquistado a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020, entre outras conquistas.

Já no halterofilismo, a atleta Mariana Dandrea é um destaque importante. Ela foi ouro na categoria até 79kg no Mundial de Dubai em 2023, além de outras conquistas relevantes em competições nacionais e internacionais. Dandrea é atualmente a líder do ranking mundial e única representante do Time São Paulo em sua modalidade no Chile.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, expressou satisfação com a convocação de 60% do Time SP para o evento, ressaltando a dedicação e o talento dos atletas para crescerem em suas modalidades. Além disso, afirmou que o papel de todos é torcer para que os atletas possam se superar e somar com as conquistas do Brasil na competição internacional.

A delegação do Time SP fará a viagem para o Chile de forma fracionada, com atletas de diversas modalidades embarcando em datas diferentes. Ao todo, 322 atletas paralímpicos conquistaram vaga para compor a delegação brasileira nas mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, e tênis em cadeira de rodas, entre outras.

O Time São Paulo Paralímpico 2023 conta com R$ 6 milhões de investimento da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, direcionados a 106 atletas de 14 modalidades. Confira a lista completa dos convocados para o Parapan no site do Governo de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo