Projeto de Lei propõe inclusão de psicólogos e assistentes sociais no quadro funcional da educação para combater violência escolar

Recentemente, foi apresentado o Projeto de Lei 3599/23 na Câmara dos Deputados, que propõe a inclusão dos profissionais da área de psicologia e serviço social no quadro funcional da educação escolar básica. De acordo com a proposta, essa inclusão seria uma forma de contribuir com estratégias em resposta à crescente violência no ambiente escolar.

A autora do projeto, deputada Erika Kokay (PT-DF), argumenta que os profissionais da psicologia e serviço social podem desempenhar um papel importante no enfrentamento da violência nas escolas, que é um fenômeno complexo e multideterminado, especialmente em sociedades marcadas por desigualdades econômicas e sociais. Segundo a parlamentar, esses profissionais seriam capazes de influenciar nas dificuldades típicas da escola e da educação, integrando o processo de ensino-aprendizagem e articulando ações institucionais perante a comunidade.

A proposta ainda está em fase de tramitação na Câmara dos Deputados e será analisada pelas comissões de Educação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Vale ressaltar que o projeto tramita em caráter conclusivo, o que significa que poderá ser votado apenas pelas comissões designadas para analisá-lo, dispensada a deliberação do Plenário. Contudo, a proposta perderá este caráter caso haja decisão divergente entre as comissões ou se houver recurso assinado por 52 deputados para a apreciação da matéria no Plenário.

A inclusão dos profissionais da psicologia e serviço social no quadro funcional da educação escolar básica certamente levanta questões importantes sobre o papel desses profissionais no ambiente escolar e como sua atuação pode contribuir para lidar com problemas crescentes de violência. Esta iniciativa também coloca em pauta a importância da interdisciplinaridade no campo da educação e a busca por estratégias que possam promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos os estudantes.

Portanto, a análise e discussão em torno do Projeto de Lei 3599/23 na Câmara dos Deputados é de grande relevância para a sociedade e para o campo da educação, já que pode representar uma mudança significativa na forma como lidamos com questões relacionadas à violência nas escolas.

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