Segundo dia do Enem 2023 no Rio de Janeiro desafia estudantes com calor de 40 graus e aumenta nervosismo para as provas.

No segundo dia da edição 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes enfrentaram um desafio a mais além das provas de matemática e ciências da natureza. No Rio de Janeiro, o calor forte, com temperatura acima dos 40 graus, foi um obstáculo a ser superado. Muitos estudantes, que chegaram precocemente aos locais de prova, tiveram que se preparar não apenas com o kit básico de documentos, canetas e cartão de confirmação, mas também reforçando o lanche com água e, em alguns casos, até mesmo sorvete para encarar as altas temperaturas.

Até duas horas antes da abertura dos portões, dezenas de estudantes aguardavam do lado de fora dos locais de prova. Na região central da cidade, a maioria preferiu antecipar o horário de chegada, principalmente por morar distante e ter que enfrentar longas horas de transporte público. A ansiedade era evidente entre os estudantes, tanto os mais confiantes quanto os mais tensos.

Maicon Santos, de 18 anos, veio de Teresópolis, na região serrana, para fazer as provas na capital. Ele declarou que o calor é uma preocupação, mas se preparou bem para a prova, principalmente para a de matemática, que lhe causa mais apreensão.

Kayene Leite, de 18 anos, moradora do bairro do Recreio, também relatou que se preparou com materiais disponíveis na internet, como Youtube, TikTok, além de revisar conteúdos com a ajuda dos professores do ensino médio. Ela enfrentou a prova munida de chocolates para dar uma energia extra diante do calor escaldante.

Além dos jovens que buscam ingressar na universidade, também há candidatos mais velhos, que estão buscando uma nova carreira ou realizando um sonho adiado. Andrea Costa, de 52 anos, que pretende cursar direito, é um exemplo disso. Após um processo difícil de mudança de vida, ela decidiu voltar a estudar e fazer o Enem.

Márcia Boaventura, de 51 anos, sonha em cursar medicina em uma universidade pública. Mesmo admitindo que não teve muito tempo para estudar, ela mantém a esperança de obter uma boa pontuação nas provas.

O calor intenso no Rio de Janeiro se mostrou como mais um desafio a ser vencido pelos estudantes que encararam o segundo dia de provas do Enem 2023. Mesmo diante das adversidades, a determinação e a esperança nos sonhos profissionais impulsionaram os candidatos a enfrentar a alta temperatura e se esforçar para alcançar um bom resultado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo