Plenária do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar reúne lideranças e discute políticas públicas para 2024

No último sábado, dia 11 de novembro, o ABC sediou a primeira de uma série de plenárias promovidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em todo o estado de São Paulo. O propósito desses encontros é discutir e coletar informações para a elaboração do planejamento do ministério para o ano de 2024.

O evento teve lugar no auditório da Faculdade Mauá (Fama) e contou com o apoio do Consórcio Intermunicipal. A mesa de abertura foi composta por Enio Aparecido Mota, superintendente do MDA em São Paulo, o deputado estadual Rômulo Fernandes e o diretor técnico operacional da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), José Lourenço Pechtoll.

Durante a plenária, foram divulgadas as principais políticas públicas desenvolvidas pelo ministério. Além disso, o evento abriu espaço para ouvir as experiências e demandas da sociedade civil, coletivos, movimentos, gestores públicos, universidades e outras instituições da região.

O superintendente do MDA em São Paulo, Enio Aparecido Mota, explicou que a escolha do ABC para sediar a primeira etapa da série de plenárias se deu devido ao histórico importante da região em discutir políticas públicas, bem como pelo papel da região na luta operária no Brasil. Segundo ele, as demandas levantadas durante o encontro vão influenciar as ações do ministério a partir de 2024. Além disso, Mota destacou a importância dos debates para desenhar a contribuição da agricultura urbana e periurbana na luta contra a fome no Brasil.

Por sua vez, o deputado estadual Rômulo Fernandes ressaltou o caráter intersetorial do tema, uma vez que 84% da população brasileira vive em centros urbanos, e a maior parte da produção de alimentos do país visa a exportação. Nesse sentido, Fernandes reforçou a necessidade de incluir os grandes centros urbanos nessas discussões, a fim de conhecer e replicar experiências bem-sucedidas.

A presença do Consórcio ABC foi marcada pela participação do diretor Administrativo e Financeiro, Vitor Hugo Rossini, e da coordenadora de Programas e Projetos do Consórcio ABC, Lívia Rosseto.

Por fim, o evento encerrou deixando o entendimento de que o debate sobre políticas públicas da agricultura familiar é fundamental e continuidade das discussões e plenárias será necessária para trazer soluções e contribuições importantes para essa área tão relevante para o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo