Repórter São Paulo – SP – Brasil

Superlotação e segurança: audiência pública discute desafios enfrentados por policiais penais em ambiente de trabalho difícil e potencialmente perigoso.

Nesta quinta-feira (9), as comissões de Administração e Serviço Público; Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados irão promover uma audiência pública para discutir a saúde e segurança no ambiente de trabalho dos policiais penais. A proposta para realização do debate foi sugerida pelos deputados Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que destacaram os desafios enfrentados por esses profissionais devido à superlotação dos presídios e à ausência de equipamentos de segurança adequados.

O trabalho dos policiais penais é realizado em um “ambiente desafiador e potencialmente perigoso”, conforme ressaltaram os deputados. A superlotação dos presídios, as deficiências estruturais nas instalações e a falta de equipamentos de segurança adequados são aspectos que contribuem para o aumento dos riscos ocupacionais enfrentados por esses profissionais. Além disso, essas condições adversas também afetam diretamente a segurança e o bem-estar dos policiais penais, podendo resultar em consequências negativas para sua saúde física e mental, como contaminação por radiação, ansiedade, transtornos do sono e até mesmo traumas psicológicos.

Diante desse cenário, a audiência pública visa debater maneiras de garantir a saúde e a segurança dos policiais penais no ambiente de trabalho. A discussão ocorrerá às 14 horas, no plenário 8 da Câmara dos Deputados. Diversos convidados foram convocados para participar do debate, que promete explorar soluções para os desafios enfrentados por esses profissionais.

A superlotação dos presídios e a ausência de equipamentos de segurança adequados são questões urgentes que precisam ser abordadas para garantir a integridade e o bem-estar dos policiais penais. A audiência pública é um passo importante para o reconhecimento e a busca de soluções para os desafios enfrentados por essa categoria profissional. A discussão promete trazer à tona questões cruciais e é uma oportunidade para legisladores, autoridades e especialistas contribuírem com propostas e ações concretas para assegurar a saúde e segurança dos policiais penais no exercício de suas funções.

Sair da versão mobile