Autoridades precisam chamar líderes religiosos e comunitários para explicar sobre vacinas, afirma diretor da Opas em audiência na Câmara dos Deputados.

Em uma audiência pública da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realizada no dia 07 de novembro de 2023, o diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Jarbas Barbosa, abordou a importância de fortalecer os sistemas de vigilância em saúde e criar novas estratégias de vacinação para aumentar a cobertura vacinal nas Américas.

Segundo Barbosa, a grande lição trazida pelo período mais grave da pandemia do coronavírus está causando debates profundos na comunidade internacional. Ele ressaltou que a aprovação de um novo Regulamento Sanitário Internacional está prevista para a próxima Assembleia Mundial de Saúde em maio de 2024, e também será discutido um acordo que garanta acesso equitativo a medicamentos, vacinas e equipamentos, caso ocorra outra pandemia.

Durante a audiência, o diretor destacou a necessidade de fortalecer as capacidades de cada país em termos de laboratório, treinamento de pessoal, coordenação e integração entre vigilância e serviços de saúde. Ele pontuou que a capacidade de responder rapidamente em momentos de crise foi um ponto deficitário em alguns países.

A deputada Iza Arruda (MDB-PE), responsável pelo requerimento que convocou a audiência, atribuiu parte do problema da queda nos resultados das campanhas de vacinação à propagação de fake news. Ela deplorou o fato de que as Américas, que anteriormente eram a segunda região com maior cobertura vacinal em 2010, agora ocupam o segundo lugar com a pior cobertura vacinal.

Barbosa enfatizou a importância da comunicação como uma ferramenta eficaz para promover a vacinação, mencionando uma pesquisa realizada no Canadá que identificou 1,5% dos entrevistados contra as vacinas e 15 a 18% do público em dúvida, pedindo mais informações antes de decidir se irão imunizar suas famílias.

Outro ponto abordado pelo diretor foi a importância de líderes religiosos, comunitários e demais lideranças da sociedade serem convidados pelas autoridades sanitárias para explicar o processo de fabricação das vacinas. Ele salientou a relevância de traduzir os processos de produção e de certificação de qualidade de vacinas em linguagem compreensível para a população.

Além disso, o deputado Jorge Solla (PT-BA) destacou o desafio de enfrentar a ampliação das desigualdades sociais tanto no Brasil quanto no resto do mundo, que impacta diretamente na saúde da população.

A preocupação com a queda nos índices de vacinação e a disseminação de desinformação sobre vacinas evidenciam a importância de debater e buscar soluções para promover a conscientização e a importância da vacinação para a saúde pública.

Por Cláudio Ferreira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo