Comissão de Saúde da Câmara aprova projeto que cria cadastro nacional de pessoas com fendas labiais e palatinas

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3329/19, que tem como objetivo criar um cadastro nacional de pessoas com fendas labiais (condição conhecida também como lábio leporino), palatinas e labiopalatinas. A proposta, apresentada pelo ex-deputado Beto Rosado (RN), determina que o SUS seja responsável por elaborar esse cadastro, que será alimentado a partir da Declaração de Nascido Vivo e irá conter informações sobre as condições de saúde relacionadas à fenda labial, palatina ou labiopalatina, tratamentos, reabilitação, acompanhamentos médicos, fonoaudiológicos, odontológicos e psicológicos, necessidades assistenciais, além de condições e dificuldades para trabalho e estudo.

De acordo com o relator do projeto, deputado Augusto Puppio (MDB-AP), é fundamental que essas informações estejam organizadas e disponíveis, sejam checadas de forma cruzada com outras fontes de informações e tragam dados relevantes para o planejamento de ações e programas de saúde, como a idade, tipo de fissura e estágio do tratamento. Isso permitirá verificar quais pacientes ainda aguardam algum procedimento.

O relatório de Puppio foi favorável à proposta e ele lembrou que a Lei 13.685/18 já estabelece a notificação compulsória de malformações congênitas na Declaração de Nascido Vivo. Agora, o projeto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.

A criação do cadastro nacional de pessoas com fendas labiais, palatinas e labiopalatinas é uma importante iniciativa para centralizar informações sobre a saúde e necessidades desses pacientes. Com o cadastro, será possível ter uma visão mais clara da realidade dessas pessoas e direcionar políticas de seguridade social apropriadas a essa população. Além disso, o cadastro permitirá uma melhor organização do sistema de saúde e a identificação de lacunas que precisam ser preenchidas no atendimento a esses pacientes.

É importante ressaltar que o projeto prevê que as pessoas tenham o direito de solicitar a retirada do seu nome do cadastro a qualquer momento. Além disso, as informações contidas no cadastro deverão ser utilizadas exclusivamente para a elaboração de políticas de seguridade social voltadas a essa população, garantindo a privacidade e a segurança dos dados dos pacientes.

O cadastro nacional de pessoas com fendas labiais, palatinas e labiopalatinas é uma medida que visa garantir uma assistência mais adequada e integrada a essa população. Com informações atualizadas e centralizadas, será possível planejar ações e programas de saúde mais eficazes, visando proporcionar a esses pacientes uma qualidade de vida melhor e uma inclusão cada vez maior na sociedade. Portanto, a aprovação desse projeto representa um avanço no cuidado e atenção a essas pessoas e suas necessidades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo