Comissão de Deputados aprova projeto de lei que isenta IPI de cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos e auditivos.

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que isenta as cadeiras de rodas, os aparelhos ortopédicos e os aparelhos auditivos do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Essa isenção será destinada apenas para pessoas com deficiência de baixa renda inscritas no CadÚnico e com renda familiar mensal de até três salários mínimos, além de entidades sem fins lucrativos que doam esses produtos.

De acordo com a relatora da proposta na comissão, deputada Luisa Canziani (PSD-PR), a isenção de IPI vai tornar esses produtos mais acessíveis às pessoas com deficiência. Ela ressalta que as alterações propostas são fundamentais para promover a inclusão e a acessibilidade dessas pessoas.

Além da isenção de IPI para as cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos e aparelhos auditivos, o texto aprovado também prevê a isenção para as partes acessórias desses produtos. Ou seja, todas as partes relacionadas a esses itens também estarão livres do pagamento desse imposto.

No entanto, uma restrição foi incluída no projeto: o produto adquirido com a isenção de IPI não poderá ser vendido a uma pessoa não deficiente antes de quatro anos. Caso isso ocorra, será necessário pagar o imposto, além de multa e juros.

É importante mencionar que a proposta aprovada ainda precisa passar por outras comissões antes de ser efetivamente implementada. O texto seguirá para análise das comissões de Finanças e Tributação, além da Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), em caráter conclusivo.

A relatora do projeto, deputada Luisa Canziani, é membro do Partido Social Democrático (PSD) e representa o estado do Paraná. A proposta foi apresentada pelo deputado Marco Brasil (PP-PR) e o substitutivo elaborado pela relatora reuniu em uma única redação o projeto original e os projetos apensados.

A isenção de IPI para cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos e aparelhos auditivos é uma medida que visa facilitar o acesso desses produtos para as pessoas com deficiência de baixa renda, contribuindo assim para a inclusão e a melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.

Fonte: adaptado de [fonte original]

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo