Brasil sofre derrota para o Uruguai e encerra invencibilidade de oito anos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

A seleção brasileira teve uma noite para esquecer nesta terça-feira (17) no estádio Centenário, em Montevidéu. O time comandado pelo técnico Fernando Diniz foi derrotado por 2 a 0 pelo Uruguai em partida válida pela 4ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Com este revés, o Brasil viu chegar ao fim uma longa invencibilidade na competição, de oito anos, nos quais a equipe canarinho ficou 37 partidas sem perder.

Após a derrota, a primeira na atual edição das Eliminatórias, a seleção brasileira caiu para a terceira posição da classificação com sete pontos, atrás do segundo colocado Uruguai e da líder Argentina. A equipe brasileira se mostrou pouco inspirada no primeiro tempo, com muitas dificuldades para articular jogadas ofensivas. O Brasil não acertou ao menos um chute a gol e viu o Uruguai abrir o placar aos 41 minutos, após Maximiliano Araújo receber na ponta esquerda, se livrar da marcação de Marquinhos e cruzar na medida para Darwin Núñez cabecear para o fundo do gol defendido por Ederson.

Um momento triste para a seleção brasileira foi a lesão de Neymar aos 44 minutos do primeiro tempo. O camisa 10 precisou ser substituído e deixou o campo de maca, após sofrer uma lesão no joelho esquerdo. A saída de Neymar e a entrada de Richarlison desorganizaram ainda mais o Brasil, que fez uma apresentação ainda pior na segunda etapa.

O Uruguai aproveitou-se da desorganização da seleção brasileira e ampliou a vantagem aos 31 minutos do segundo tempo. Darwin Núñez recebeu a bola na pequena área e superou a marcação de Casemiro e Gabriel Magalhães para tocar para De la Cruz, que concluiu e não perdoou.

Os próximos compromissos do Brasil nas Eliminatórias Sul-Americanas são contra a Colômbia, no dia 16 de novembro, no Estádio Metropolitano de Barranquilla, e diante da Argentina, cinco dias depois, no Maracanã.

A derrota do Brasil para o Uruguai representa um duro golpe para a seleção brasileira, que vinha em uma sequência positiva nas Eliminatórias. O time não conseguiu se sobressair diante do Uruguai, que mostrou-se mais organizado e agressivo durante toda a partida.

A lesão de Neymar também é motivo de preocupação para a seleção. O atacante é uma peça fundamental no esquema de Fernando Diniz e sua ausência pode comprometer o desempenho da equipe nos próximos jogos.

A derrota por 2 a 0 para o Uruguai coloca o Brasil em uma situação delicada nas Eliminatórias, já que a equipe caiu para a terceira posição. Agora, o time precisará se recuperar rapidamente para os próximos confrontos contra Colômbia e Argentina.

A partida foi marcada pela falta de criatividade e organização da seleção brasileira, que teve dificuldades para criar jogadas ofensivas e se mostrou vulnerável defensivamente. O Uruguai, por sua vez, aproveitou-se das falhas brasileiras e conseguiu impor seu jogo para garantir a vitória.

Agora, o desafio para o técnico Fernando Diniz será encontrar soluções para os problemas apresentados pela equipe. A seleção brasileira precisa se reerguer e voltar a mostrar o bom futebol que a levou à longa invencibilidade nas Eliminatórias.

É importante destacar que a Copa do Mundo de 2026 ainda está distante, e o Brasil tem tempo para se recuperar e se reorganizar. Porém, é preciso aprender com os erros e buscar melhorias para que a seleção possa brigar pela classificação e pelo título na competição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo