Atleta tetraplégico se reinventa e se destaca na Competição de Tiro Esportivo das Paralimpíadas Militares 2023

Um dos 25 finalistas da Competição de Tiro Esportivo da etapa nacional das Paralimpíadas Militares 2023 se reinventou no esporte. Fábio Augusto Irapuãm Casitas, professor de educação física no 2º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro e atleta atirador de tiro esportivo de pistola, é um dos destaques desta competição.

Nascido e criado no bairro da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, Fábio sofreu um acidente que o deixou tetraplégico enquanto auxiliava no transporte de um carro alegórico durante o carnaval, em 2013. Após o acidente, ele decidiu se tornar um atleta paralímpico e encontrou no tiro esportivo uma nova oportunidade de vida.

Ao praticar o tiro esportivo, Fábio sente que sua integração social aumentou e está se adaptando a esse novo mundo com determinação e foco. Seu objetivo é evoluir como atleta e chegar até a Seleção Brasileira para competir nas Paralimpíadas.

A Competição de Tiro Esportivo das Paralimpíadas Militares 2023 aconteceu nesta quinta (5) e sexta-feira (6), na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo (EEF). O evento contou com a participação de 25 paratletas representando diversas instituições militares e policiais, como a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, as Polícias Militares dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e da Guarda Civil Metropolitana de Foz do Iguaçu.

A escolha da EEF como sede da competição se deu pela estrutura do local, que oferece acessibilidade a todas as pessoas. Além disso, o estande de tiro proporciona acústica adequada e proteção necessária para a prática esportiva.

Para a Polícia Militar, o evento é importante para mostrar aos policiais militares que o esporte é para todos, inclusive para aqueles que possuem algum tipo de limitação física. A capitão Hérika Viana Costa, chefe da seção de finanças da EEF e porta-voz do comandante da Escola, ressalta que o esporte possibilita que esses policiais continuem representando seu estado e sua instituição.

A EEF é responsável pelo treinamento físico e técnico-operacional dos policiais, oferecendo cursos de força tática, tiro defensivo na preservação da vida, defesa pessoal policial e estágio de policiamento com bicicletas. A escola forma policiais que são responsáveis por disseminar o conhecimento nas unidades do estado.

A competição de tiro esportivo das Paralimpíadas Militares é uma iniciativa que visa promover o crescimento dessa modalidade esportiva e proporcionar aos atletas militares uma chance de integrar a equipe brasileira. James Walter, coordenador técnico de tiro esportivo do Comitê Paralímpico Brasileiro, destaca a importância desse evento e o objetivo de fazer com que os atletas possam representar o país em competições nacionais e internacionais.

Fábio Augusto Irapuãm Casitas é um exemplo de superação e determinação, mostrando que, mesmo diante de desafios, é possível reinventar-se e alcançar grandes conquistas no esporte. Sua história inspiradora serve como motivação para todos que enfrentam dificuldades, mostrando que é possível encontrar novas oportunidades e construir uma vida plena após um acidente. O esporte tem o poder de transformar vidas e Fábio é a prova viva disso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo