Santo André é referência em políticas públicas para catadores de materiais recicláveis e atrai atenção do Ibama e governo do Pará

Santo André tem se destacado por suas iniciativas em prol dos catadores autônomos de resíduos recicláveis, uma categoria que conta com mais de 1,8 mil trabalhadores nas ruas da cidade. Essas ações chamaram a atenção do Ibama e do governo do Estado do Pará, que visitaram o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para conhecer as políticas públicas implementadas no município.

Na última quinta-feira (5/10), a superintendente do Ibama de São Paulo, Perla Müller, e três representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará estiveram no Semasa para aprender com a experiência e conhecimento dos paulistas na elaboração de políticas para os catadores. Durante a visita técnica, foram apresentados os serviços, equipamentos, projetos socioambientais e todas as ações que compõem a gestão de resíduos sólidos do município.

Os representantes do Pará se impressionaram com o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, que engloba políticas públicas de desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda. Além disso, o programa Moeda Verde, que permite a troca de recicláveis por hortifrúti, e a infraestrutura das Estações de Coleta também chamaram a atenção dos visitantes.

Vale destacar que Santo André se tornou uma das pioneiras na formulação de políticas públicas para os catadores, ao instituir, em julho deste ano, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis através de um decreto. O município também está expandindo suas Estações de Coleta, visando chegar a 30 até dezembro. Com isso, Santo André se consagra como a cidade brasileira que possui o maior número de ecopontos, proporcionalmente à sua população, para o descarte correto de resíduos volumosos.

Essas iniciativas têm como objetivo melhorar a vida e as condições de trabalho dos catadores autônomos, além de promover a sustentabilidade ambiental e a conscientização da população sobre a importância da reciclagem. Com a visita do Ibama e do governo do Pará, o reconhecimento dessas ações se estende para além das fronteiras de Santo André, mostrando o impacto positivo que essas políticas podem ter em outras regiões do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo