Audiência pública discute dificuldades do Sistema Itaparica, projeto de irrigação entre Pernambuco e Bahia

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realizará um debate na próxima quarta-feira (11) para discutir as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Itaparica, localizado entre os estados de Pernambuco e Bahia. O sistema, composto por dez projetos de irrigação, foi implantado no final da década de 1980 como forma de compensação pelo deslocamento das populações rurais da região do lago da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga.

O deputado Josias Gomes (PT-BA), que solicitou a realização da audiência pública, destaca a importância do debate para abordar a situação das mais de 45 mil pessoas que vivem nos projetos de irrigação do Sistema Itaparica, os quais são voltados para a agricultura familiar. Gomes salienta que esses projetos foram administrados por meio de uma parceria entre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por muitos anos.

No entanto, de acordo com o parlamentar, essa parceria foi encerrada em 2014 devido a questões orçamentárias, culminando na interrupção do repasse de recursos pela Chesf. Somente em 2018 foi acordada a transferência do Sistema Itaparica para a Codevasf, mas até o momento as pendências relacionadas às regularizações fundiária, ambiental e orçamentária na LOA não foram devidamente resolvidas.

O deputado ressalta que os projetos de irrigação do Sistema Itaparica possuem um potencial econômico significativo, mas é fundamental solucionar as pendências existentes e discutir como o sistema será administrado no futuro, levando em consideração não apenas a sua viabilidade produtiva, mas também os aspectos sociais que afetam os assentados.

A audiência pública, que acontecerá no plenário 6 às 10 horas, reunirá especialistas e representantes dos órgãos responsáveis pela gestão do Sistema Itaparica. O objetivo do debate é buscar soluções para as dificuldades enfrentadas pelos projetos de irrigação, bem como discutir estratégias para promover o desenvolvimento econômico e social da região.

É importante destacar que o Sistema Itaparica abrange uma área de 14 mil hectares destinada à agricultura irrigada, mas que atualmente necessita de investimentos e assistência técnica adequada para garantir a subsistência dos agricultores envolvidos. Portanto, é fundamental que as pendências sejam solucionadas o mais rápido possível, a fim de viabilizar o pleno funcionamento e o desenvolvimento sustentável do Sistema Itaparica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo