CPI das Pirâmides Financeiras realiza última oitiva para ouvir testemunhas relacionadas à 123milhas em recuperação judicial

Na tarde desta quinta-feira (5), a CPI das Pirâmides Financeiras realizou sua última reunião para depoimentos, ouvindo três testemunhas relacionadas à 123milhas, empresa que está em recuperação judicial e falhou em honrar a venda de passagens aéreas.

Uma das testemunhas foi José Augusto Madureira, pai dos proprietários da empresa e listado como sócio da empresa de publicidade Caeli, que atende a 123milhas. Madureira afirmou ao presidente da CPI, deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), que participou da 123milhas apenas no início, supervisionando a área de recursos humanos, mas que não dedicou muito tempo à empresa.

Segundo Madureira, a Caeli recebia até 20% dos contratos de publicidade da 123milhas como comissão. No entanto, quando questionado sobre os gastos da empresa com publicidade, ele não soube responder. Além disso, Madureira afirmou não saber quanto tem a receber da 123milhas e não se lembra dos depósitos feitos a outras empresas.

Antônia Cristina Soares Madureira, esposa de um dos proprietários da 123milhas, também foi convidada a depor. Ela afirmou desconhecer o motivo da crise da empresa e nunca ter recebido recursos da mesma. No entanto, admitiu ter feito empréstimos aos filhos, todos devidamente registrados. Antônia também negou ter participado da empresa de publicidade do marido.

Outra depoente foi Larissa Rodrigues Garcia, que afirmou nunca ter recebido recursos da 123milhas, mas ter feito um empréstimo para os sócios da empresa no início de 2021. O valor do empréstimo não foi revelado, mas foi registrado e declarado no Imposto de Renda. O depoimento de Larissa foi transformado em reunião secreta para discutir detalhes sobre os empréstimos.

Além dos depoimentos, o presidente da comissão, deputado Aureo Ribeiro, anunciou que o relatório final da CPI será apresentado na próxima semana. Ele ressaltou que essa foi a última oitiva da comissão e que não haverá tempo hábil para mais depoimentos.

Na última semana de setembro, o relator da CPI, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), antecipou o teor do relatório final, mencionando avanços na investigação das fraudes da 123milhas. O parlamentar destacou que as quebras de sigilo revelaram que a empresa é fraudulenta desde o início de suas atividades em 2019. Ele também afirmou que será apresentado um projeto de lei para regular os programas de fidelidade das companhias aéreas, conhecidos como programas de milhas.

Com a conclusão dos depoimentos e a divulgação em breve do relatório final, a CPI das Pirâmides Financeiras está prestes a concluir seu trabalho de investigação sobre a 123milhas e possíveis irregularidades no mercado de passagens aéreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo