Comitiva da Comissão do Idoso entrega Prêmio Zilda Arns ao Papa Francisco, no Vaticano.

Uma comitiva da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados esteve presente no Vaticano nesta quarta-feira (20) para entregar ao Papa Francisco o Prêmio Zilda Arns 2023. O Prêmio Zilda Arns é uma premiação anual concedida pela Mesa Diretora da Câmara em reconhecimento àqueles que contribuíram significativamente para a defesa dos direitos das pessoas idosas.

A comitiva, composta pelos deputados Aliel Machado (PV-PR), Castro Neto (PSD-PI), Reimont (PT-RJ), Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR), Flávia Morais (PDT-GO) e Simone Marquetto (MDB-SP), teve a honra de se encontrar com o Papa Francisco durante a cerimônia de entrega do prêmio. Durante o encontro, os deputados expressaram a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão do Idoso e agradeceu ao Papa por sua atuação em defesa dos direitos das pessoas idosas.

O Prêmio Zilda Arns foi criado em setembro de 2017 como uma homenagem à pediatra Zilda Arns, que se destacou por sua atuação em causas humanitárias e sanitaristas. Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1934, Zilda Arns foi fundadora da Pastoral da Criança e integrou o Conselho Nacional de Saúde. Ela também participou da criação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004. Infelizmente, Zilda Arns faleceu em um terremoto no Haiti em janeiro de 2010, enquanto estava em uma missão humanitária no país.

Durante a cerimônia, o Papa Francisco ressaltou a importância de se valorizar e proteger os direitos das pessoas idosas. Ele destacou que a sociedade deve garantir que os idosos tenham acesso a condições dignas de vida e cuidado adequado. O Papa também elogiou o trabalho da Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados, enfatizando a relevância de sua atuação em defesa dos direitos dos idosos.

A entrega do Prêmio Zilda Arns ao Papa Francisco no Vaticano foi um momento significativo e importante para a Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados. Essa premiação reforça o compromisso do Brasil em promover o respeito e a proteção dos direitos das pessoas idosas e ressalta a relevância do trabalho realizado pela Comissão do Idoso. Através desse reconhecimento, espera-se que mais pessoas e instituições se engajem na defesa dos direitos e no cuidado com a população idosa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo