Mudanças na regra de inelegibilidade ampliam prazos de inelegibilidade para políticos cassados e condenados pela Justiça

No dia 14 de setembro de 2023, foram anunciadas importantes mudanças nas regras de inelegibilidade no Brasil. Essas alterações afetam tanto o Legislativo quanto o Executivo, além de contemplar casos de cassação pela justiça eleitoral e condenação pela Justiça.

No que diz respeito ao Legislativo, a regra atual estabelece que senadores, deputados e vereadores cassados pela casa legislativa são inelegíveis por oito anos a partir do fim da legislatura. No entanto, a partir de agora, a contagem será feita a partir da data da condenação, ou seja, esses políticos serão inelegíveis por oito anos a partir do momento em que forem cassados.

Artigos relacionados

Já em relação ao Executivo, a mudança é mais específica. Atualmente, governadores, vice-governadores, prefeitos e vice-prefeitos cassados são inelegíveis durante o restante do mandato para o qual foram eleitos e nos oito anos seguintes. Com a nova regra, esses políticos serão inelegíveis por oito anos a partir da data em que perderem seus cargos.

No caso de cassação pela justiça eleitoral, a norma que vigorava determinava que políticos cassados por decisão dos tribunais eleitorais eram inelegíveis para as próximas oito eleições. Agora, a contagem será feita a partir da data da eleição na qual ocorreu a prática abusiva, ou seja, esses políticos serão inelegíveis por oito anos a partir da eleição em questão.

Por fim, a regra para pessoas condenadas por decisão colegiada também sofreu alterações. Anteriormente, elas eram inelegíveis desde a condenação até oito anos após o cumprimento da pena. Com a mudança, essas pessoas serão inelegíveis pelo prazo de oito anos a partir da condenação, independentemente do cumprimento da pena.

Vale ressaltar que essas informações foram divulgadas de forma resumida e mais detalhes serão apresentados em breve. Esse é um tema de grande relevância para a democracia brasileira, já que a inelegibilidade visa proteger a integridade do processo eleitoral e garantir a ética na política.

Portanto, é fundamental que os eleitores estejam informados sobre essas mudanças para que possam exercer seu direito de voto de forma consciente. Acompanhe os próximos posicionamentos e análises em relação a essas alterações para uma compreensão mais aprofundada do impacto que elas terão no cenário político do país.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo