Repórter São Paulo – SP – Brasil

Autorizada audiência para acompanhar aplicação de recursos públicos em conectividade nas escolas públicas

Comissão de Fiscalização da Câmara aprova audiência para acompanhar aplicação de recursos em conectividade escolar

No último dia 14 de setembro, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento para a realização de uma audiência com o objetivo de acompanhar a aplicação de recursos públicos em programas de conectividade em escolas públicas. A proposta foi apresentada pelo deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), e busca fiscalizar a garantia de qualidade e velocidade de conexão de internet nas instituições de ensino, conforme estabelecido pela Política de Inovação Educação Conectada.

O requerimento se baseia no compromisso assumido pelas empresas operadoras durante o leilão do 5G, realizado em novembro de 2021. Na ocasião, as companhias se comprometeram a fornecer conectividade às escolas públicas de educação básica, atendendo às necessidades pedagógicas das atividades educacionais. Esse compromisso foi estabelecido pela Lei 14.180/21 e pelo Decreto 9.204/17.

De acordo com o deputado Aureo Ribeiro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deveria ter criado o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) em até 15 dias após a homologação da licitação do 5G. Esse grupo seria composto por representantes da Anatel, do Ministério das Comunicações, do Ministério da Educação e de cada uma das empresas vencedoras da faixa de 26 GHz, como Claro, Tim, Vivo, Algar Telecom e Neko Serviços/Surf Telecom.

O deputado Ribeiro pretende, por meio da audiência, avaliar os motivos que levaram o Gape a dar preferência para a cobertura com satélites de baixa órbita, em vez de utilizar o satélite geoestacionário já disponível pelo governo em órbita mais elevada. Ele levanta a possibilidade de direcionamento dos recursos para uma única empresa, uma vez que apenas ela teria condições de atender às necessidades de conexão em escolas mais remotas.

A data da audiência ainda não foi definida. No entanto, espera-se que seja uma oportunidade para debater sobre a utilização dos recursos públicos na área de educação, garantindo o acesso à internet de qualidade nas escolas públicas e acompanhando a implementação dos compromissos assumidos pelas empresas operadoras.

Essa iniciativa do deputado Aureo Ribeiro demonstra a importância do monitoramento e da transparência na aplicação dos recursos públicos. A conectividade nas escolas é fundamental para promover a igualdade de oportunidades educacionais e garantir que os estudantes tenham acesso a recursos tecnológicos que auxiliem em seu processo de aprendizagem. A audiência será uma oportunidade para esclarecer dúvidas, debater estratégias e propor melhorias na área de conectividade escolar.

Sair da versão mobile