Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lei institui o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, buscando identificar e tratar precocemente essa doença autoimune grave

No dia 27 de março, será celebrado o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, de acordo com a Lei 14.670/23, sancionada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. A lei foi proposta pelo senador Romário (PL-RJ) e aprovada na Câmara dos Deputados em junho deste ano, por meio do Projeto de Lei 3896/21.

Segundo o senador Romário, a celebração dessa data tem o objetivo de facilitar a identificação e o tratamento adequado e precoce da doença. A Neuromielite Óptica, também conhecida como doença de Devic, é uma enfermidade rara e grave que, por muito tempo, foi confundida com a esclerose múltipla.

A doença, existente há cerca de 150 anos, é de origem autoimune e se manifesta por meio de um anticorpo que ataca a proteína responsável pelo transporte de água no cérebro, medula e nervo óptico. Essa reação causa inflamação e pode levar à destruição de células e fibras nervosas no nervo óptico e na medula espinhal.

Os sintomas mais comuns da Neuromielite Óptica incluem perda de visão em um ou ambos os olhos (neurite óptica) e dificuldades para andar, dores neuropáticas, dormência e espasticidade dos membros nos casos de acometimento da medula (mielite). Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a paralisia total.

Com a instituição do Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, espera-se que profissionais de saúde e instituições de todo o país estejam mais preparados para identificar a doença de forma rápida e eficiente, permitindo um tratamento adequado desde o início. A conscientização sobre a doença também é fundamental para que pacientes e familiares entendam melhor seus sintomas e saibam buscar o diagnóstico e tratamento adequados.

A Neuromielite Óptica é uma doença que causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes, por isso é muito importante investir em pesquisas e desenvolvimento de tratamentos eficazes. Ao instituir o Dia da Conscientização, o Brasil dá mais um passo na promoção da saúde e bem-estar de todos os cidadãos, especialmente daqueles que convivem com essa condição.

Sair da versão mobile