Escolas contam com parcerias de empresas de tecnologia para diversificar atividades curriculares e impulsionar a aprendizagem.

Escolas estão buscando parcerias com empresas de tecnologia para diversificar as atividades curriculares e oferecer aos alunos uma educação mais digital e inovadora. Essas parcerias envolvem desde o fornecimento de softwares e aplicativos até a disponibilização de equipamentos e materiais para atividades como robótica.

Um exemplo disso é o Colégio Ser, localizado em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, que participa do programa Google Workspace for Education. Através dessa parceria, a escola recebe um conjunto de produtos do Google, como computadores e acesso a ferramentas online, que são utilizados pelos alunos desde o ensino infantil até o ensino médio. Os professores discutem em reuniões como e quando utilizar essas ferramentas nas aulas, e muitos alunos utilizam o Google Sites, por exemplo, para criar sites educativos com o conteúdo que aprenderam.

Outro exemplo é o Colégio Oemar, localizado no bairro Bosque da Saúde, a 20 quilômetros de Taboão da Serra. O colégio fechou parceria com a Zoom Education for Life, uma edtech presente no mercado desde 1996, para oferecer aos alunos atividades de robótica. No laboratório de robótica, os estudantes aprendem desde conceitos básicos de matemática até programação de robôs. Um dos projetos envolve programar um robô para realizar mineração sustentável, o que desenvolve habilidades como trabalho em grupo, criatividade e oratória.

Essas parcerias com empresas de tecnologia proporcionam aos alunos experiências educacionais diferenciadas e contribuem para a formação de habilidades importantes para o mercado de trabalho do futuro, como pensamento computacional, resolução de problemas e criatividade. No entanto, é preciso considerar que esses programas e materiais adicionais têm um custo, que pode ser repassado aos pais por meio de mensalidades mais altas. No caso do Colégio Ser, cada mensalidade tem um acréscimo médio de R$ 500 devido à implementação do programa Google Workspace for Education.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups, o Brasil conta com cerca de 813 edtechs, sendo que 36% delas oferecem serviços que impactam diretamente o dia a dia dos alunos. O desafio atual das edtechs é gerar valor para as escolas sem aumentar os custos para as famílias. Uma solução seria integrar os conteúdos digitais aos materiais didáticos tradicionais, de forma a oferecer uma educação mais completa, sem gerar novos gastos para os pais.

As parcerias entre escolas e empresas de tecnologia são uma tendência crescente e estão transformando a forma como a educação é conduzida. Com o apoio de ferramentas digitais e atividades diferenciadas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades do século XXI e se preparar para os desafios do mundo digital.

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