Governador de São Paulo anuncia mudanças no comando da Rota e do 13° Batalhão em São Paulo.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou nesta segunda-feira (4) a substituição no comando das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota). O tenente-coronel Rogério Nery Machado foi substituído pelo tenente-coronel Leonardo Akira Takahashi. Além disso, também houve mudança na segurança da Cracolândia, onde o 13° Batalhão, antes comandado pelo tenente-coronel Armando Luiz Pagoto Filho, agora será liderado pelo tenente-coronel Leandro Garcia Souza.

As movimentações foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira, e segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, não têm relação com a Operação Escudo, que está ocorrendo no litoral paulista. Essa operação foi lançada após a morte do soldado da Rota Patrick Reis no Guarujá, que resultou em 27 mortes até o momento.

Derrite explicou que as trocas de comando não estão ligadas à Operação Escudo, mas sim à promoção do tenente-coronel Takahashi, que era major antes de ser promovido. O secretário ressaltou que Takahashi possui uma vasta experiência na condução das ações do policiamento da Rota, e que essa troca faz parte do cronograma do Comando-Geral da Polícia.

Essas mudanças de comando são consideradas normais e inerentes à carreira de qualquer policial e oficial, de acordo com Derrite. Ele enfatizou que são trocas normais e naturais dentro da corporação.

É importante ressaltar que as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar são consideradas uma unidade de elite da Polícia Militar de São Paulo, conhecida por realizar operações de alto risco. Já a Cracolândia é uma região da cidade de São Paulo conhecida pelo alto índice de consumo e tráfico de drogas.

Em relação à Operação Escudo, ela tem como objetivo combater o tráfico de drogas e outros crimes no litoral paulista, onde ocorreu a morte do soldado da Rota. Essa operação conta com o apoio de diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal.

Compartilhe:

*Publicado por Douglas Porto, com informações de João Victor Azevedo, Ana Coelho e Adriana De Luca

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo