Festejos de São Bernardo encerram com emocionante Procissão dos Carroceiros.

No último domingo (03/09), foi realizada a tradicional Procissão dos Carroceiros de São Bernardo, em homenagem à Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da cidade. O evento marcou o encerramento das celebrações do aniversário do município, que completou 470 anos em agosto. A procissão, que já existe há mais de 100 anos, é considerada um marco na história da cidade.

A atividade, que faz parte dos calendários oficial de festejos da cidade e do Estado de São Paulo, teve início às 8h, saindo da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, localizada na avenida Luiz Pequini, no bairro Santa Terezinha. Logo após a celebração da missa, marcada para as 7h, os fiéis se reuniram para dar início ao cortejo.

Durante a procissão, os participantes seguiram caminhando, montados em cavalos, em carroças, de bicicleta, moto ou carro, em direção à basílica menor da Paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem. O percurso incluiu a rua Angelina Tomé, a rua Roque Silva, a avenida Rotary, a rua Marechal Deodoro, a rua Padre Lustosa e terminou na praça da Matriz. A celebração foi finalizada com a realização de uma missa solene, às 10h30, com a presença do bispo dom Pedro Carlos Cipollini, da Diocese de Santo André.

Para garantir a segurança e o bom andamento da procissão, a Secretaria de Transportes e Vias Públicas interditou temporariamente algumas vias. A rua Padre Lustosa ficou fechada desde o sábado (02/09) para a montagem de equipamentos. Já a rua Marechal Deodoro ficou interditada no trecho entre a avenida Rotary e avenida Francisco Prestes Maia, das 22h do sábado até às 14h de domingo.

Durante todo o evento, o Departamento de Trânsito esteve presente para auxiliar e orientar os motoristas, garantindo o fluxo adequado no trajeto da procissão. Na chegada à praça da Matriz, ocorreram bloqueios de trânsito nas ruas Dr. Fláquer, Padre Lustosa, Rio Branco e avenida Francisco Prestes Maia.

A Procissão dos Carroceiros de São Bernardo é uma tradição que remonta à história da cidade, quando ela era um ponto estratégico para a parada de tropas e carroças que se destinavam ao Litoral. A atividade é uma forma de agradecer e pedir proteção na jornada. É uma manifestação religiosa e cultural que reúne fiéis e romeiros de várias cidades, que expressam sua devoção de diversas formas.

Neste ano, a procissão contou mais uma vez com uma grande participação da comunidade, que demonstrou a sua fé e devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem. A atividade é um momento importante para a cidade, que não só celebra a padroeira, mas também reforça as tradições e raízes históricas do município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo