Projeto de prorrogação da desoneração da folha é aprovado. Fique por dentro dessa novidade!

A Câmara dos Deputados acaba de aprovar o texto-base do Projeto de Lei 334/23, de autoria do Senado, que prorroga a desoneração da folha de pagamentos para alguns setores da economia até o final de 2027. A relatora do projeto, deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), teve seu parecer aprovado após intensas discussões e negociações entre os parlamentares.

A desoneração da folha é uma medida que substitui a contribuição previdenciária patronal de 20% sobre a folha de salários por alíquotas que variam de 1% a 4,5% sobre a receita bruta. Essa mudança tem como objetivo reduzir os encargos trabalhistas dos setores desonerados e estimular a contratação de novos funcionários.

Artigos relacionados

Além disso, o texto da relatora também prevê uma diminuição da contribuição previdenciária dos municípios, de acordo com o Produto Interno Bruto (PIB) de cada cidade. Essa medida também terá validade até o final de 2027 e terá uma variação de 8% a 18%.

Atualmente, a contribuição patronal por contratações regidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é de 20%. O projeto original dos senadores previa uma redução para 8% para cerca de 5.300 municípios. No entanto, após negociações, a relatora incluiu a variação conforme o PIB municipal, buscando considerar as particularidades de cada região.

Essa prorrogação da desoneração da folha e a redução da contribuição previdenciária dos municípios são medidas importantes para estimular a economia e possibilitar a retomada do crescimento após os impactos da pandemia. A redução dos encargos trabalhistas pode incentivar as empresas a contratarem mais funcionários e, assim, gerar mais empregos.

A matéria foi aprovada no Plenário da Câmara dos Deputados e agora segue para votação no Senado. A expectativa é que o projeto seja aprovado sem grandes alterações, considerando que já passou por discussões e negociações intensas.

Mais informações sobre o assunto serão divulgadas em breve. Acompanhe em nossos canais oficiais para ficar por dentro das últimas notícias.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo