Taxa de testes positivos para Covid-19 no Rio é a maior desde dezembro de 2022, alerta Observatório Epidemiológico.

A cidade do Rio tem a maior taxa de testes positivos para Covid-19 desde dezembro de 2022. De acordo com o Observatório Epidemiológico do município, os números devem aumentar nas próximas semanas devido ao período pós-carnaval.

Em entrevista recente, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, recomendou que pessoas que tenham tomado a vacina contra a Covid-19 há mais de um ano recebam uma nova dose de reforço. Isso ocorre apesar da baixa taxa de letalidade da doença, mas já são mais de 12.600 casos confirmados em 2024.

O próprio secretário explicou que o aumento expressivo do número de casos de Covid-19 e de testes positivos é uma resposta natural ao período de Carnaval, que registrou aglomerações e uma grande movimentação de turistas. Segundo ele, muitos cariocas viajaram para outros locais do país e do mundo e voltaram para o Rio, o que contribui para a disseminação da doença. No entanto, Soranz ressaltou que a alta adesão vacinal da população carioca é um fator que contribui para atenuar a gravidade do cenário, já que 99% dos cariocas estão vacinados com pelo menos duas doses da vacina.

É notável que, apesar do registro de novos casos, a cobertura vacinal alta da população é um fator que tem se mostrado favorável na mitigação dos efeitos da Covid-19. A fala do secretário Daniel Soranz nos leva a refletir sobre a importância dos programas de vacinação e da adesão da população a tais campanhas.

Com os desdobramentos da pandemia em 2024, é fundamental que as autoridades de saúde reforcem a importância da vacinação, assim como adotem medidas de controle e prevenção para evitar um novo colapso nos sistemas de saúde. É crucial que a população continue a seguir as orientações das autoridades e a adotar medidas preventivas para conter a disseminação do vírus. A Covid-19 ainda é uma ameaça e só com a colaboração de todos será possível vencê-la.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo