Revista Sports Illustrated planeja demitir funcionários após contrato de publicação ser cancelado por falta de pagamento milionário.

A revista Sports Illustrated, uma das mais antigas e respeitadas publicações esportivas dos Estados Unidos, fundada em 1954, está passando por um momento delicado. Após o cancelamento do contrato que permitia a sua publicação, devido à falta de um pagamento de US$ 3,75 milhões (R$ 18,5 milhões), a empresa está planejando demitir grande parte dos seus funcionários.

Segundo informações do New York Times, os repórteres e editores da revista participaram de uma conferência por Zoom no último dia 19, na qual Jay Frankl, CEO da Arena Group, publisher da revista e do seu site, informou que a Sports Illustrated continuaria a produzir conteúdo online até que a situação fosse resolvida.

No entanto, logo após a conferência, alguns funcionários receberam avisos de demissão, enquanto outros foram informados de que seriam mantidos empregados por mais 90 dias. A revista conta atualmente com cerca de 100 jornalistas contratados.

A situação complicada foi agravada pelo acordo firmado em 2019, no qual a Arena Group se comprometeu a efetuar pagamentos à Authentic Brand Goup, dona da marca Sports Illustrated, para operar e publicar a revista em formatos impresso e digital nos Estados Unidos, Canadá e México.

O sindicato que representa a categoria publicou em redes sociais que todos os funcionários da Sports Illustrated possivelmente serão demitidos, mas até o momento o Arena Group não se pronunciou oficialmente sobre o assunto.

Além disso, a empresa está passando por um processo de reestruturação, tendo cerca de 400 colaboradores no final de 2021, de acordo com um documento regulatório feito junto à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA em março de 2023. A companhia espera levantar entre US$ 5 milhões (R$ 24,7 milhões) e US$ 7 milhões (R$ 34,5 milhões) para esse processo, mas não está claro como isso acontecerá.

A revista Sports Illustrated tem enfrentado uma diminuição no número de jornalistas contratados nos últimos dez anos, passando de uma publicação semanal para uma distribuição mensal. Isso ocorre mesmo em meio ao crescimento digital da revista, com o site registrando mais de 50 milhões de visitantes em dezembro do ano passado, um aumento de 100% em comparação com o mesmo período em 2019, de acordo com o New York Times.

Diante desse cenário desafiador, os profissionais e leitores da Sports Illustrated aguardam ansiosamente por notícias sobre o futuro da publicação e de seus colaboradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo