Produção de soja em São Paulo deve cair na safra 2023/24, aponta relatório do IEA-Apta; milho e café também apresentam quedas.

O Estado de São Paulo deve enfrentar uma queda na produção de soja na safra 2023/24, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento paulista. A expectativa é de que sejam colhidas 4,627 milhões de toneladas da oleaginosa, uma redução de 1,1% em relação à safra anterior, que registrou 4,680 milhões de toneladas.

O levantamento realizado entre 7 de novembro e 10 de dezembro de 2023 também aponta que a área semeada com soja deve se manter praticamente estável, atingindo 1,273 milhão de hectares. Já a produtividade prevista é de 3.634 quilos por hectare, representando um leve recuo de 1,1% em comparação com a safra anterior.

No que diz respeito ao milho verão, a situação não é diferente, com uma estimativa de queda na produção de 11,6% para o ciclo 2023/24. A expectativa é colher 1,794 milhão de toneladas, com uma redução na área semeada e na produtividade, influenciada, em parte, pelo preço da saca de 60 quilos da cultura.

Quanto ao café, a projeção é de uma colheita de 5,08 milhões de sacas na safra 2023/24, um decréscimo de 4,9% em relação à safra anterior. A produtividade também deve apresentar uma redução de 1,9%, atingindo 1.684 quilos por hectare. A área colhida também deve ser menor, segundo o IEA.

É importante ressaltar que as informações divulgadas são preliminares e que o cenário pode sofrer alterações devido a fatores como o clima, que tem apresentado condições adversas nos principais cinturões produtivos do Estado. Com isso, é possível que haja revisões nos números apresentados, mas por ora, a perspectiva é de um cenário desafiador para a agricultura paulista na próxima safra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo