Presidente do McDonald’s alerta para impacto comercial causado por desinformação no Oriente Médio, prejudicando vendas da marca.

O presidente do McDonald’s, Chris Kempczinski, fez um alerta em janeiro sobre a “desinformação” que estava prejudicando as vendas da marca, principalmente no Oriente Médio. Ele mencionou que diversos mercados na região e alguns fora dela estavam enfrentando um impacto comercial significativo devido à guerra e à desinformação que estavam afetando a reputação da marca. Segundo Kempczinski, a situação era desanimadora e o boicote, infundado.

Os prejuízos anunciados nesta segunda-feira se concentram no quarto e último trimestre de 2023, entre outubro e dezembro, período que coincide com o início das operações militares israelenses no território palestino. Durante esses meses, as vendas globais aumentaram apenas 3,4%, abaixo da alta esperada de 4,7%, de acordo com os números divulgados por analistas da FactSet, uma empresa norte-americana de dados financeiros e software.

Em comparação ao mesmo período do ano anterior, as vendas do McDonald’s nas franquias internacionais revelaram um tímido aumento de 0,7%, muito distante das estimativas de crescimento de 5,5%, de acordo com as especulações da LSEG (London Stock Exchange Group), um tradicional provedor de dados do mercado financeiro de Londres.

De acordo com o jornal Valor, a taxa de 0,7% é bem menor do que o crescimento de 4,3% obtido pela rede nos Estados Unidos e de 4,4% em outras filiais do mundo.

Os comentários de Kempczinski sobre a desinformação e o impacto significativo nos mercados do Oriente Médio e outras regiões podem indicar um posicionamento da empresa em tentar combater os efeitos negativos da guerra e das informações equivocadas que afetam sua imagem. A empresa pode estar buscando formas de reverter essa situação e recuperar sua reputação, além de encontrar maneiras de mitigar as perdas financeiras decorrentes desse cenário desafiador.

A situação do McDonald’s no quarto trimestre de 2023 revelou a complexidade que a marca enfrentou devido às circunstâncias políticas e militares na região do Oriente Médio. A organização provavelmente está trabalhando em estratégias para lidar com esses desafios e minimizar o impacto negativo em suas operações globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo