Portal França-Brasil: Biblioteca Digital Amplia Parcerias e Alcance de Documentos Históricos

“A reorganização técnica do site foi favorável”, comemora Maud Lageiste, ao revelar que o portal França-Brasil teve um total de 14 mil visitas no ano de 2022. Durante esse período, o site passou por um processo de reestruturação que resultou em um aumento significativo no número de usuários e também na ampliação do acervo digital.

Além das bibliotecas nacionais brasileira e francesa, o portal agora conta com parcerias com mais três bibliotecas: a Sainte-Geneviève de Paris, a Caribe-Amazônia da Guiana Francesa e a Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), no Brasil. Essas novas parcerias fazem parte do projeto de ampliação das colaborações do site, que visa potencializar estudos franco-brasileiros e disponibilizar um acervo diversificado e enriquecedor para seus usuários.

O coordenador da Biblioteca Nacional Digital Brasileira (BNDdigital-FBN), Otavio Alexandre Oliveira, destaca que a ideia é buscar novos documentos, fazer sua seleção, digitalização e inclusão no acervo, em cooperação com os parceiros. Além disso, Oliveira revela a intenção de aprofundar a cooperação, se envolvendo mais com conteúdos, dando opiniões e tratando de novos eixos temáticos. Atualmente, a biblioteca digital é dividida em quatro eixos temáticos: “Momentos Chaves”, “Correntes Transatlânticas”, “Literatura e Circulação de Ideias”, “Artes, Ciências e Técnicas”, e o coordenador planeja apresentar novos eixos.

A parceria entre a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, ligada à Universidade de São Paulo (USP), com o portal França-Brasil também trouxe benefícios significativos. A disponibilização do acervo digital composto por livros raros sobre o Brasil, do século 16 até o início do século 20, resultou em maior visibilidade para os conteúdos da BBM e facilitou o acesso para os usuários e estudantes da USP aos documentos do site França-Brasil e da Galica, a biblioteca digital da BNF.

Portanto, a reorganização técnica do site França-Brasil foi crucial para impulsionar suas parcerias, ampliar seu acervo e potencializar os estudos franco-brasileiros, proporcionando mais recursos e possibilidades para seus usuários e colaboradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo