“Pais deveriam incentivar uso criativo da tecnologia em vez de proibir videogames”, defende milionário referência em inteligência artificial

Um renomado milionário britânico, Sir Demis Hassabis, defende que os pais incentivem seus filhos a utilizar a tecnologia de forma criativa, ao invés de simplesmente repreendê-los por passarem horas no videogame. Em uma entrevista à BBC, o cofundador do DeepMind do Google e especialista em inteligência artificial (IA) compartilhou sua experiência de infância, na qual jogar xadrez e videogames o ajudaram a obter sucesso.

Sir Demis Hassabis destacou a importância de alimentar a criatividade das crianças e incentivá-las a desenvolver habilidades de programação, motivando-as a se apaixonarem por algo e a explorarem suas paixões de forma produtiva. Para ele, a adaptação ao mundo em constante mudança é essencial, então as crianças precisam estar preparadas para abraçar essa mudança.

Com uma história de sucesso desde a adolescência, quando projetou e programou um jogo multimilionário chamado “Theme Park”, Sir Demis Hassabis passou a fundar empresas de videogames, concluir um doutorado em neurociência e, em seguida, ser cofundador da DeepMind, empresa posteriormente adquirida pelo Google.

Além disso, o milionário britânico recentemente recebeu o título de cavaleiro por sua contribuição para a inteligência artificial, sendo reconhecido por semear o campo e a indústria da IA. Ele afirmou que não se arrepende de ter vendido a DeepMind para o Google, pois considerava a empresa ideal para dar continuidade ao projeto, dada sua capacidade computacional.

No entanto, Sir Demis Hassabis também alertou sobre os potenciais problemas relacionados ao uso da IA, como a criação de vídeos deepfake e o viés de algoritmo. Ele participou de uma conferência sobre a segurança da IA em 2023, assinando uma declaração que reconhece a necessidade de mitigar os riscos associados à utilização desse tipo de tecnologia.

Em entrevistas, Sir Demis Hassabis ressaltou a importância de os cientistas estarem cientes dos riscos e de como administrar o poder da tecnologia de forma adequada. Ele comparou o impacto positivo da IA a uma escala mais ampla do que o poder nuclear, enfatizando a necessidade de gerir corretamente essa ferramenta poderosa para evitar consequências indesejadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo