ONU exige que Rússia deixe usina nuclear na Ucrânia após dois anos de ocupação ilegalTickCount: 262

O comitê diretivo do órgão de fiscalização nuclear da ONU votou nesta quinta-feira para requerer que a Rússia deixe a usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, em resolução aprovada dias após o aniversário de dois anos da captura do local pelas tropas russas. Essa é a quarta resolução que condena as ações russas nas instalações nucleares ucranianas, destacando a preocupação da comunidade internacional com a segurança nuclear no país.

A primeira resolução foi aprovada em março de 2022, um dia antes de a Rússia tomar o controle da maior usina nuclear da Europa, o que gerou ampla repercussão e debate sobre os riscos envolvidos. Desde então, a tensão só aumentou, culminando na votação do comitê diretivo da ONU. A mais recente resolução, emitida em novembro de 2022, já indicava a insatisfação da comunidade internacional com a situação.

“A resolução foi adotada por maioria dos votos”, afirmou na rede social X a missão ucraniana na AIEA, demonstrando a importância e o apoio recebido por essa decisão. A retirada da Rússia da usina nuclear de Zaporizhzhia é vista como uma medida crucial para garantir a segurança e a estabilidade da região, especialmente diante do histórico de conflitos e tensões entre os dois países.

Ainda que a Rússia tenha afirmado que suas ações visam a proteção de interesses estratégicos e a manutenção da ordem na região, a comunidade internacional tem se mostrado cada vez mais preocupada com a possibilidade de um acidente nuclear ou de uma escalada do conflito. Espera-se que a resolução aprovada pelo comitê diretivo da ONU seja um passo importante para promover o diálogo e a busca por uma solução pacífica para esse impasse.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo