Novas observações do buraco negro revelam mudanças no entorno, confirmando predições teóricas

O consórcio internacional que fez a primeira imagem de um buraco negro está de volta com uma nova observação. As novas observações revelam mudanças no entorno do buraco negro, mas tudo de acordo com as expectativas das predições teóricas.

Em 10 de abril de 2019, o grupo do EHT (Event Horizon Telescope) apresentou a primeira visão do buraco negro supermassivo no coração da galáxia M87. Esse buraco negro tem 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol e está localizado a 55 milhões de anos-luz da Terra.

A imagem foi obtida através do trabalho do EHT, um conjunto de radiotelescópios espalhados pelo mundo que operam em sincronia para colher observações que só poderiam ser obtidas por uma única antena do tamanho da Terra. A resolução extraordinária permitiu observar a sombra do buraco negro, que é a região interna ao horizonte dos eventos.

Os dados que produziram a primeira imagem foram colhidos em 11 de abril de 2017 e foram estudados durante dois anos. Novas observações foram realizadas em 21 de abril de 2018, e uma nova imagem foi produzida. A sombra interna do buraco negro e o anel circundante permaneceram essencialmente do mesmo tamanho, mas o ponto mais brilhante do anel girou cerca de 30 graus de um ano para outro, o que está de acordo com as predições teóricas.

O novo resultado, publicado em um artigo no periódico Astronomy & Astrophysics, é apenas o começo de uma nova série de imagens e resultados que o EHT deve produzir. Além disso, o consórcio realizou campanhas de observação bem-sucedidas em 2021 e 2022, e a próxima campanha para colher fotos de buracos negros está prevista para meados deste ano.

Com essas observações, os pesquisadores esperam avançar no estudo do campo magnético e do ambiente de plasma ao redor dos buracos negros supermassivos. Esses avanços são fundamentais para melhorar a compreensão desses objetos misteriosos e para confirmar descobertas anteriores.

Assim, o consórcio do EHT continua a contribuir significativamente para a astronomia e a compreensão do cosmos, trazendo à luz descobertas importantes sobre os buracos negros. O trabalho do EHT promete continuar expandindo nosso conhecimento sobre esses objetos cósmicos fascinantes e aprimorando nossa capacidade de observá-los e compreendê-los.