Nova lei na Califórnia exige ensino de caligrafia e letra cursiva nas séries iniciais para 2,6 milhões de estudantes.

A caligrafia pode parecer algo do passado em alguns círculos educacionais, mas na Califórnia, a ex-professora do ensino fundamental Sharon Quirk-Silva está fazendo avanços significativos para garantir que os alunos do estado continuem aprendendo a escrever à mão.

A Lei Estadual 446, aprovada em outubro e sancionada no mesmo mês, está exigindo que os 2,6 milhões de californianos da primeira à sexta série, com idades entre 6 e 12 anos, recebam instrução em caligrafia. Além disso, as aulas de letra cursiva serão ministradas para as séries consideradas “apropriadas”, geralmente a partir da terceira série e acima.

Especialistas em educação afirmam que aprender a letra cursiva tem inúmeros benefícios, incluindo o aprimoramento do desenvolvimento cognitivo, a melhoria da compreensão da leitura e o desenvolvimento de habilidades motoras finas. A escrita à mão também é considerada importante para ensinar as crianças a ler documentos históricos e cartas familiares de gerações passadas.

Em escolas como a Orangethorpe Elementary School, em Fullerton, a professora Pamela Keller já ensinava letra cursiva antes da implementação da lei. Ela afirma que, apesar de algumas crianças reclamarem da dificuldade, ela enfatiza a importância do aprendizado, dizendo que vai deixá-los mais inteligentes e ajudá-los a passar para o próximo nível.

A reação das crianças tem sido positiva, segundo Keller, que afirma que os alunos estão entusiasmados em se tornarem mais inteligentes e aprenderem algo novo.

Essa iniciativa tem sido recebida com opiniões diversas entre os educadores e pais. Alguns consideram essencial manter a tradição da escrita à mão, enquanto outros argumentam que a ênfase na tecnologia torna a caligrafia obsoleta.

Com a nova lei em vigor desde o início do ano, os alunos da Califórnia agora estão se preparando para aprimorar suas habilidades de caligrafia e letra cursiva, além de colher os benefícios cognitivos e motores associados a essas práticas tradicionais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo