Grupo de deputadas federais pede a indicação de mulher negra ao STF em carta enviada ao presidente Lula.

No último sábado (30), um grupo de 25 deputadas federais enviou uma carta ao presidente Lula (PT), pedindo que ele indique uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal (STF). Entre as parlamentares que assinam a carta, 15 são do PT e outras seis são do PSOL. Também há signatárias de partidos como PDT, PC do B, PSB e Solidariedade.

A iniciativa das deputadas surge após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, na última sexta-feira (29). Com a vacância da vaga, Lula vem sendo pressionado a indicar uma mulher negra para o cargo. No entanto, até o momento, os nomes cotados para a posição são apenas de homens, como o ministro da Justiça, Flávio Dino, do PSB.

O presidente chegou a afirmar que gênero e cor não seriam critérios para a escolha ao STF, o que gerou críticas de movimentos sociais. Diante disso, as deputadas argumentam que o STF precisa ter uma composição plural e diversa, devido ao seu papel institucional de interpretar e aplicar a lei e garantir os direitos da população.

Na carta, as parlamentares também destacam a falta de diversidade nos indicados ao Supremo. Ao longo de 132 anos de história da Corte, nunca houve a indicação de uma mulher negra para o cargo de ministra. Das 30 pessoas que já ocuparam uma cadeira no STF desde a redemocratização do país, apenas três eram mulheres, todas brancas, e apenas um homem era negro.

Segundo o texto, a reivindicação por uma ministra negra é essencial para avançar na transformação do sistema de justiça brasileiro. Não apenas pela importância de representar o povo negro, mas também por possibilitar mudanças estruturais na interpretação da lei, na aplicação do direito e na busca por justiça.

As deputadas enfatizam que a indicação de uma mulher negra para o STF seria um marco histórico e reforçaria a luta pela igualdade racial e de gênero no Brasil. Além disso, destacam que a representatividade no tribunal é fundamental para garantir a pluralidade de vozes e perspectivas nas decisões jurídicas que impactam a sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo