Greve dos docentes da USP é encerrada, alunos ainda decidem se voltam às atividades acadêmicas

Membros da Associação de Docentes da Universidade de São Paulo (ADUSP) decidiram encerrar a greve em assembleia realizada nesta terça-feira (10). Essa paralisação teve início em 18 de setembro e foi motivada pela falta de professores na universidade. Os docentes exigiam o retorno do gatilho automático para a contratação de professores, visando a reposição daqueles que se aposentam, morrem ou são exonerados. Além disso, os manifestantes pleiteavam uma quantidade mínima de 1.683 docentes para garantir o funcionamento dos cursos e a suspensão do edital de excelência ou mérito, pelo fato de ser considerado injusto pelos estudantes, uma vez que não contempla as unidades em maior necessidade de docentes.

No mesmo contexto, os alunos da universidade estiveram paralisados juntamente com os professores e estão agendando uma reunião para esta quarta-feira (11), com o objetivo de deliberar sobre o retorno às atividades acadêmicas. Vale destacar que os docentes resolveram finalizar a greve antes mesmo dessa decisão dos estudantes.

Além das demandas relacionadas à contratação de professores, outros aspectos fazem parte da pauta das manifestações. Dentre eles estão o pedido de aumento de auxílio para permanência estudantil, melhorias estruturais na USP Leste e promoção de um vestibular indígena, além da valorização dos direitos estudantis.

O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, em uma carta enviada aos manifestantes, apresentou cinco propostas para o término da greve. São elas: contratação de mais 148 professores, revisão das bolsas de auxílio permanência, criação de uma comissão para debater o acesso indígena na universidade, instalação de uma creche na USP Leste e garantia de fornecimento de refeições em todos os restaurantes universitários.

Com a decisão dos professores de encerrar a greve, a expectativa é de que as atividades acadêmicas possam ser retomadas em breve na Universidade de São Paulo. Os estudantes terão a palavra final em relação a essa questão, a qual será definida na reunião marcada para o dia 11 de outubro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo