Fluminense estreia no Mundial de Clubes da Fifa em busca de ser o primeiro carioca a vencê-lo

Em busca de uma vitória inédita, o Fluminense estreará no 20° Mundial de Clubes da Fifa nesta segunda-feira. Com a intenção de se tornar o primeiro clube carioca a conquistar o título, o time tricolor enfrentará um desafio considerável, já que nas 19 edições anteriores desde 2000, os europeus ganharam 15 títulos. Apenas São Paulo, Inter e Corinthians (duas vezes) foram os sul-americanos campeões.

O favoritismo europeu, em especial do Real Madrid, pentacampeão e detentor do título desde 2012, é evidente. Nesse cenário desafiador, Santos (2011), Grêmio (2017), Flamengo (2019) e Palmeiras (2021) chegaram à finalíssima, mas não obtiveram êxito. O Santos foi derrotado por 4 a 0 para o Barcelona, o Grêmio também não conseguiu superar o Real Madrid (perdendo por 1 a 0), e Flamengo e Palmeiras caíram diante de Liverpool e Chelsea, respectivamente, por diferença mínima e na prorrogação.

Apesar da diferença técnica cada vez maior entre os clubes europeus e os demais, a expectativa para a estreia do Fluminense é grande. O tricolor carioca busca fazer história no torneio e quebrar a hegemonia europeia. O estádio King Abdullah, também chamado de “Joia Brilhante”, deve receber mais de 62 mil torcedores no mar Vermelho, um espetáculo para todos os amantes do futebol.

O Fluminense, único time tricolor do mundo, carrega consigo uma rica história de paixão e superação. Um fato marcante que demonstra a importância do clube na vida de muitos torcedores é a visita solidária de todo o time das Laranjeiras a um menino que estava se tratando de tuberculose na Bahia em 1956. Esse gesto solidário fez o Fluminense se tornar parte da vida desse menino, que, anos mais tarde, se tornou um jornalista e teve a oportunidade de se encontrar com alguns dos jogadores que o visitaram, como o lendário goleiro Castilho.

Assim, o Fluminense busca fazer história e tentar conquistar a glória no Mundial de Clubes da Fifa, em meio a um cenário onde os clubes europeus têm dominado. A expectativa é grande, e os torcedores aguardam ansiosamente para ver o desempenho do tricolor carioca no torneio. Vai, Fluminense!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo